Santa Clara, Leixões e Estoril-Praia imitaram hoje o Moreirense, que tinha batido o líder, Atlético, e aproximaram-se do topo da Liga de Honra de futebol na 10.ª jornada.

A equipa açoriana começou a visita ao Freamunde (10.º classificado) a perder, com uma grande penalidade cobrada por Bock, logo aos sete minutos, mas os tentos de Platini e Alex, este também através de um castigo máximo, respetivamente aos 48 e 71 minutos, garantiram o triunfo, seguindo o conjunto de São Miguel no segundo posto, a dois pontos do histórico clube de Alcântara.

O Moreirense tinha derrotado a equipa da Tapadinha, por 3-2, na quinta-feira e segue no terceiro posto, a três pontos do topo.

Leixões e Estoril-Praia somaram hoje 16 pontos, menos um que o Moreirense, graças a triunfos em visitas ao Desportivo das Aves(nono) e Trofense (16.º), por 3-1 e 1-0.

Na Vila das Aves, os matosinhenses adiantaram-se no marcador aos nove minutos, numa grande penalidade convertida por Paulo Fonseca, mas Pires empatou a partida, aos 28.

Pedro Santos e Hernâni, já aos 80 e aos 94 minutos, deram a vantagem ao Leixões.

Na Trofa, a equipa da Linha de Cascais um golo de Adilson, aos 35 minutos, permitiu que os “canarinhos” celebrassem a primeira vitória fora de casa, no sexto desaire do “lanterna vermelha” em 10 partidas.

Além do Trofense, também o União da Madeira segue em posição de despromoção, apesar do empate a dois golos na receção ao Arouca (11.º), enquanto Portimonense e Belenenses têm um ponto de vantagem sobre os insulares.

A equipa algarvia ganhou na visita ao Penafiel (sétimo), por 3-0, graças aos golos de Simi (09 minutos), Rafa (54) e Traoré (81).

O Belenenses sofreu a terceira derrota seguida na receção à Naval 1.º de Maio, com um só golo de Leomar, apontado aos 25 minutos, e nem nos últimos 20 minutos em superioridade numérica permitiram aos “azuis” chegar ao empate, depois da expulsão de Williams.