O Desportivo das Aves isolou-se hoje provisoriamente no terceiro lugar da Liga de Honra de futebol, ao bater em casa o Trofense por 3-1, numa partida em que atuou com mais um jogador durante cerca de 35 minutos.

Os golos dos avenses foram marcados por João Pedro (45+2 minutos), Pires (56, de grande penalidade) e Dally (80), tendo o defesa central Santos (74) reduzido para o Trofense, que jogou com menos um jogador a partir dos 55 minutos por expulsão de João Viana (duplo cartão amarelo).

O Desportivo das Aves somou a quarta vitória consecutiva - fez 13 pontos nos últimos 15 possíveis - e com 26 pontos está a apenas um do segundo, o Moreirense, e a três do líder, o Estoril-Praia, tendo de esperar pelo jogo entre o Atlético e Oliveirense, na segunda-feira, para saber se a equipa lisboeta também chega aos 26 pontos.

Com esta derrota, a primeira de João Eusébio no comando técnico, o Trofense continua na cauda da tabela, tendo visto interrompida uma série de quatro jogos sem perder (duas vitórias e dois empates).

Na primeira parte, o Desportivo das Aves assumiu desde cedo a iniciativa atacante e foi quase sempre superior, ainda que a primeira grande oportunidade de golo tenha pertencido ao Trofense, quando Feliz, na cara de Marafona, permitiu a defesa ao guarda-redes (25).

O Aves respondeu logo a seguir, com Trigueira a defender com muita dificuldade um centro remate de Nélson Pedroso (26 minutos) e, já a terminar o primeiro período, Pedro Pereira rematou cruzado para defesa difícil de Trigueira.

Da marcação do pontapé de canto, cobrado por Nélson Pedroso, nasceu o primeiro golo da partida, através de um cabeceamento imparável de João Pedro (45+2).

O Trofense reentrou bem na segunda parte e, aos 51 minutos, Pedro Santos obrigou Marafona a empenhar-se, mas seria a equipa da casa a aumentar o marcador pouco depois, por Pires (56), que converteu uma grande penalidade a punir uma falta de João Viana (viu o segundo cartão amarelo e foi expulso) sobre Quinaz.

O Trofense reagiu e ainda reduziu, num belo golpe de cabeça do central Santos, após canto da direita cobrado por Feliz (74), mas com menos um jogador não resistiu a mais um golo dos avenses, por Dally, que finalizou bem um centro de Pedro Cervantes da direita (80).