Uma grande penalidade convertida, aos 88 minutos, por Allyson deu hoje ao Penafiel uma vitória caseira sobre o Freamunde, em jogo a contar para a 15.ª jornada da Liga de Honra de futebol.

Os “rivais” regionais, Penafiel e Freamunde, que estavam separadas por dois pontos na classificação, não venciam desde a oitava jornada, em outubro.

Depois de algum domínio por parte da equipa orientada por Francisco Chaló, o Freamunde respondeu bem e tornou-se o conjunto mais atacante. Marco Matias protagonizou a oportunidade mais flagrante da primeira meia hora de jogo, ao rematar cruzado, pela direita, obrigando Victor Golas a "voar" para evitar o golo (15 minutos).

Aos 22, Sérgio Nunes e Serginho podiam ter inaugurado o marcador mas, apesar do bom lance coletivo, a bola acabou por sobrar para o guarda-redes anfitrião.

Do outro lado, destaque para um livre forte de Allyson, aos 40 minutos, mas Manoel, na recarga, não foi além de um remate para fora, quando tinha a baliza livre.

A primeira parte terminou com a formação de Nicolau Vaqueiro a mostrar mais agressividade e com os locais apenas responderem em lances de bola parada.

Após o intervalo, o Penafiel comandou o jogo, enquanto o Freamunde se remeteu à defesa e raramente se aproximou da baliza adversária.
Elízio quase marcava, aos 47, Ruben atirou contra o corpo de Assis, aos 49, e, poucos minutos depois, atirou por cima da trave, quando toda a defesa visitante estava batida.

Perto do final do encontro, o bracarense Cosme Machado considerou que Bruno Magalhães fez falta sobre Ferreira e assinalou uma grande penalidade, que Allyson converteu no único golo da partida.

Esta decisão acedeu um rastilho de nervos no recinto penafidelense e, após vários encontrões e discussões, Nana K. acabou por ser expulso depois de um desentendimento com Ferreira, deixando o Freamunde em inferioridade numérica.