Num jogo entre duas equipas que, à entrada para esta jornada, estavam separadas por cinco pontos e distantes, na tabela classificativa, com oito lugares entre elas, imperou o equilíbrio.

Na primeira parte, esperava-se mais da Oliveirense, "equipa sensação" da Taça de Portugal, uma vez que já está nas meias-finais a disputar um lugar no Jamor com clubes da Liga principal. Mas o Freamunde, que precisava de vencer a todo o custo para deixar os lugares de descida de divisão e dar um pontapé na onda de maus resultados - não vencia há sete jornadas - entrou mais determinado.

Os principais lances de perigo foram protagonizados por Luís Pedro (aos 30 minutos) que, de livre, rematou à figura do guardião oliveirense. Cinco minutos depois, aos 35, Horácio voltou a atirar contra Bruno Vale, após cruzamento de Bock. Do lado oposto, nota apenas para um livre de Adriano que raspou a trave de Assis, aos 17 minutos.

O golo surgiu com naturalidade, através de uma jogada de contra-ataque, a premiar a persistência dos homens da casa: Bock concluiu bem um cruzamento, da esquerda, de Marco Matias (37 minutos).

Na segunda metade, os papéis inverteram-se e a Oliveirense entrou melhor na partida, mas a equipa orientada por Nicolau Vaqueiro esteve muito organizada na defesa e teve, em Marco Matias, um ótimo motor de contra-ataque.

Aos 80 minutos, nova contrariedade para o treinador visitante, Pedro Miguel, que já tinha visto o seu central, Laranjeiro, sair lesionado logo aos cinco minutos, viu a sua equipa ficar sem outro central, Bruno Sousa, desta feita por acumulação de amarelos.

Reduzida a dez elementos e a perder frente a um Freamunde motivado, a Oliveirense perdeu gás e deixou o conjunto local repetir a fórmula mágica de contra-ataque. Bock recebeu, fintou e fez o segundo golo, após cruzamento, da direita, de Babo, aos 84 minutos, e esteve perto de marcar o terceiro, aos 86, num cabeceamento que acabou nas mãos Bruno Vale.

Para a Oliveirense há a registar um cabeceamento de Fábio, aos 88, que obrigou Assis a "voar" e a socar para canto.

Babo acabou por sentenciar a partida e acabar com as dúvidas, aos 91 minutos, com um golo que fez o público suspirar de alívio e aplaudir de pé a equipa. O Freamunde não ganhava há quase três meses e com estes três pontos consegue sair dos lugares de despromoção, beneficiando do empate do União da Madeira em casa do Desportivo das Aves.