O Desportivo das Aves venceu Este DOmingo em casa o Belenenses (3-1), na 18.ª jornada da Liga de Honra de futebol, e ascendeu ao segundo lugar da tabela, ainda que em igualdade pontual com o Moreirense.

Com este triunfo, a equipa da Vila das Aves passou a somar 31 pontos, os mesmos dos vizinhos de Moreira de Cónegos, mas beneficia de uma melhor diferença de golos para ser agora o principal perseguidor do líder Estoril.

Com um "onze" totalmente português (17 jogadores lusos num total de 18), o Desportivo das Aves venceu com justiça um mau jogo de futebol, mas teve que dar a volta ao marcador, aproveitando 55 minutos de superioridade numérica.

O Belenenses até entrou melhor em jogo e, logo no primeiro minuto, Rui Varela ameaçou com um remate perigoso já bem dentro da área, e, pouco depois, chegou mesmo à vantagem por Miguel Rosa na cobrança de um livre direto.

Depois disso, contudo, a equipa orientada por José Mota recuou muito no terreno, permitindo várias incursões ofensivas do Aves, ainda que inconsequentes, mas em dois minutos tudo mudou, primeiro com o golo do empate (39 minutos) e depois com a expulsão de Coelho (41).

O golo dos avenses, que já se justificava, surgiu após um canto da esquerda de Nélson Pedroso: Pires desviou de cabeça e João Pedro, sem oposição na pequena área, não teve dificuldades em encostar.

Logo a seguir, o Belenenses ficou a jogar com menos um jogador porque o seu guarda-redes foi expulso por ter defendido fora da área com as mãos um remate de Pires.

No segundo tempo, Miguel Rosa rematou com força de longe após um bom trabalho individual, mas à figura de Marafona (53 minutos) e, de imediato, o Aves respondeu com Pedro Pereira a falhar por muito pouco o desvio, após centro de Vasco Matos.

Aos 59 minutos, o árbitro Duarte Gomes assinalou grande penalidade contra o Belenenses, num lance que deixou muitas dúvidas, por alegada mão de Pedro Ribeiro na área e, na conversão, Pires não perdoou e fez o segundo golo local.

Depois, o treinador da equipa avense foi demasiado conservador, refrescando a equipa com jogadores de pendor mais defensivo e, aos poucos, o Belenenses foi acreditando e desperdiçou uma grande oportunidade para empatar, quando, aos 87 minutos, Miguel Rosa, isolado, rematou ao lado.

Não marcaram os lisboetas, dilataram os avenses, por Pedro Pereira, concluindo um contra-ataque, já no quarto minuto de descontos da partida.