O presidente do Belenenses insurgiu-se hoje contra a arbitragem do encontro de futebol que opôs os “azuis” ao Portimonense (1-1), afirmando que André Gralha cometeu três erros que “falsearam o resultado”.

No final da partida da 19.ª jornada da Liga de Honra, António Soares criticou a equipa de arbitragem liderada pelo juiz de Santarém, mas também a dualidade de critérios durante a temporada, adiantando que «começa a ser difícil de acreditar que, no final da época, a tabela classificativa tenha alguma coisa a ver com a verdade desportiva».

«Tive oportunidade de confirmar as imagens e há três erros que, de uma maneira que se pode considerar determinante, falsearam o resultado. No lance do golo do Portimonense, o jogador controla a bola com a mão a meio-campo e isto tem sido sistemático durante a época. Contra o Belenenses, redundam em faltas e em penáltis, como na semana passada na Vila das Aves, e a nosso favor isso não acontece», analisou.

Além do lance que deu origem ao golo dos algarvios, marcado por Vítor Gonçalves, António Soares falou ainda num «lance de grande penalidade na área do Portimonense, em que o jogador segura a bola com a mão durante dois ou três segundos».

«Contra nós, sistematicamente, toques leves redundam em penáltis. Aqui no Restelo, ao longo da época, têm acontecido situações destas, contra o Atlético, União da Madeira e hoje, e penáltis a nosso favor, nestes lances, não há», criticou.

Por último, o presidente do Belenenses refere que o lance do golo anulado a Victor Silva, que daria o 2-1 para os “azuis”, deveria ter sido validado, pois, de acordo com as imagens, «quem toca a bola para dentro da baliza está em jogo».

«Já chega. Era altura de dizer qualquer coisa. Foram erros a mais num jogo só e tem sido um acumular de situações destas ao longo da época. Penso que era altura de vir aqui dizer, claramente, que o Belenenses não pode pactuar com este tipo de situações e vai ter de fazer alguma coisa para tentar mudar este tipo de situações», concluiu, sem querer especificar as medidas que o clube do Restelo irá tomar.

O Belenenses empatou hoje 1-1 com o Portimonense, ocupando o 11.º lugar da Liga de Honra.