O União da Madeira e o Belenenses empataram hoje a duas bolas, em jogo da 22.ª jornada da Liga de Honra em futebol, com os “azuis” a poderem cair para a zona de despromoção no domingo.

As duas equipas, em zona aflitiva na tabela, falharam o objetivo de se afastarem da zona de descida de divisão, protagonizando um mau jogo, pese os quatro golos marcados.

Os insulares mantiveram a 10.ª posição, agora com 26 pontos, enquanto o conjunto do Restelo também segurou o 14.º lugar, somando 23, mais um do que o Sporting da Covilhã, que defronta no domingo o “lanterna vermelha” Portimonense.

Os unionistas começaram melhor a partida, mas foi o Belenenses quem dispôs da primeira oportunidade, aos seis minutos, quando Vítor Lemos, isolado, permitiu a intervenção de Matt Jones.

Os madeirenses chegaram à vantagem, aos 32 minutos, num lance bem urdido, com cruzamento de Bruno e conclusão perfeita de Silva, de cabeça, a bater Coelho.

O Belenenses empatou antes do intervalo, beneficiando de uma grande penalidade, a castigar uma alegada falta de Marco Freitas, que foi expulso, sobre Rui Varela. O lance polémico, muito contestado pelos locais, foi transformado por Vítor Lemos.

Na segunda parte, o Belenenses, com mais um jogador, assumiu o controlo da partida e criou vários lances de perigo junto da baliza madeirense, colocando-se em vantagem aos 77 minutos, com Tomané a concluir com êxito um cruzamento.

O União da Madeira acreditou na possibilidade de chegar à igualdade, que alcançou através de uma grande penalidade, aos 84 minutos: Coelho derrubou Silva e o árbitro não hesitou na marcação do castigo convertido superiormente por Rúben Andrade.

Jogo no Estádio dos Barreiros.

União da Madeira - Belenenses, 2-2.

Ao intervalo: 1-1
1-0, Silva, 32 minutos.
1-1, Vítor Lemos, 45+2 (grande penalidade).
1-2, Tomané, 77.
2-2, Rúben Andrade, 84 (grande penalidade).

Equipas:
- União da Madeira: Matt Jones, Ávalos, Fábio Ervões, Roberto, Alex, Bruno (Rúben Andrade, 56), Toni, Steve (Carlos Manuel, 46), Marco Freitas, Silva e Tozé Marreco (Tiago, 46).
(Suplentes: Christopher, Rúben Andrade, Diop, Valter, Tiago, Carlos Manuel e Nuno Silva).
- Belenenses: Coelho, Duarte Machado (Insa Sagna, 76), Pedro Ribeiro, Rafael Santos, Igor Pita (Leo Kanu, 87), Miguel Rosa, Fernando Ferreira, Vítor Lemos (Tomané, 66), Rodrigo António, Roukou e Rui Varela.
(Suplentes: Paulo César, Viegas, Sidnei Santos, Tomané, Insa Sagna, André Pires e Leo Kanu).

Árbitro: Jorge Ferreira (Braga).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Rafael Santos (18), Duarte Machado (38), Toni (45), Igor Pita (58), Miguel Rosa (67) e Coelho (83). Cartão vermelho direto para Marco Freitas (45+1).
Assistência: cerca de 800 espetadores.