O Leixões entrou melhor na primeira parte apresentando um futebol mais agressivo e perigoso, e encontrando pela frente um adversário muito remetido à defesa, jogando quase sempre pelo meio campo.
A primeira ocasião para a equipa da casa aconteceu aos 13 minutos. Diego Mourão, numa entrada pela direita, colocou a bola no segundo poste para o remate de Pedro Santos, que fez a bola passar em frente à baliza sem que Wesllem e Jumisse conseguissem desviar para golo.
O Leixões continuou a pressionar, mas, aos 27 minutos, aconteceu o imprevisível. Num contra-ataque rápido do Freamunde, Pedro Henrique entrou pela direita e deu o golo a Horácio, que só teve de empurrar.
A equipa leixonense não baixou os braços e manteve a pressão que acabou por dar resultado pouco antes do intervalo. Aos 43 minutos, Pedro Santos marcou um livre na direita e Diego Mourão, de cabeça, colocou a bola no lado direito do guarda-redes Assis, empatando a partida.
No reatamento da partida, a tendência não se alterou e o Leixões manteve a superioridade enquanto o Freamunde continuou fechado no seu meio campo, explorando o contra-ataque.
Essa atitude cautelosa dos adversários voltou a surtir efeito, aos 55 minutos, quando Pedro Henrique colocou novamente o Freamunde na frente do marcador.
A partir desta altura a equipa de Nicolau Vaqueiro ganhou confiança, cresceu no terreno e reclamou uma grande penalidade sobre Bock, aos 81 minutos, mas foi na área contrária que o árbitro assinalou um castigo máximo, permitindo a Diego Mourão estabelecer o empate final no Estádio do Mar.