O presidente do Belenenses insurgiu-se hoje contra o trabalho de Cosme Machado, no encontro com o Estoril-Praia, considerando que o árbitro «desvirtuou» o resultado, numa situação que tem sido recorrente ao longo da época.

À semelhança do que aconteceu há pouco mais de um mês, após a partida com o Portimonense, António Soares deslocou-se à sala de imprensa e criticou o trabalho da equipa de arbitragem, no jogo da 24.ª jornada da Liga de Honra.

«O senhor Cosme Machado conseguiu a proeza de, em cinco minutos, dar cabo do trabalho de 90 minutos, por parte de uma equipa que, claramente, fez tudo o que era necessário para ganhar o jogo», começou por dizer, na sequência do empate caseiro frente ao estorilistas (2-2).

Segundo o presidente do clube do Restelo, os dois golos do Estoril-Praia, alcançados no tempo de compensação e que originaram a igualdade final, foram obtidos de forma «irregular».

«Nos últimos cinco minutos, o Estoril marca dois golos em dois lances irregulares. Já vimos as imagens e, no primeiro golo, o jogador do Estoril [Carlos Eduardo] domina a bola com a mão antes de marcar e no segundo golo há um penálti, daqueles que só são marcados contra o Belenenses. A bola vem no ar, o Pedro Ribeiro salta, está de costas para a bola, a bola cai-lhe no braço, sem que ele tenha noção de onde ela está, e marca-se um penálti destes, no terceiro minuto de descontos», sustentou.

Apesar de não acreditar que os árbitros se desloquem ao Restelo «com a intenção propositada de prejudicar o Belenenses», António Soares queixa-se de uma dualidade de critérios nos lances de mão na área, que tem sido «quase um drama para o Belenenses» e que tem «custado muitos pontos» à equipa.

«Tudo o que é mão do Belenenses é intencional e tudo o que é mão do adversário não é intencional. Dá a ideia que os jogadores das equipas adversárias podem jogar um misto de futebol e andebol, que acaba por desvirtuar os resultados. Depois do que a equipa fez ao longo dos 90 minutos, não merecia que a equipa de arbitragem tivesse desvirtuado o resultado nos últimos cinco minutos», afirmou.

O líder dos "azuis" lembrou a reunião que manteve com o presidente do Conselho de Arbitragem, Vítor Pereira, tendo-lhe explicado «uma série de lances que ocorreram ao longo da época», mas lamentou que, depois disso, os casos já se tenham repetido.

«Os protagonistas dos jogos de futebol são os jogadores e os treinadores. Infelizmente há quem assuma posições de protagonismo que não lhes são devidas», concluiu.

Belenenses e Estoril-Praia empataram hoje 2-2, no Estádio do Restelo, em jogo da 24.ª jornada da Liga de Honra.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.