O Freamunde precisa no imediato de 150.000 euros, advertiu o presidente demissionário, Manuel Pacheco, no decorrer de uma Assembleia-geral (AG) demorada e inconclusiva para o futuro do clube da Liga de Honra de futebol.

Aos sócios, Manuel Pacheco confirmou na sexta-feira a sua demissão da presidência da Comissão Administrativa (CA), anunciada uma semana antes, que explicou com o incumprimento de promessas de patrocinadores, nomeadamente do município pacense, e anunciou como prioritária a entrada de dinheiro.

«Vou dizer o que me foi dito a mim, que, após o corte no subsídio [da autarquia] de 350 mil para 280 mil euros, me seria paga a verba como nos anos anteriores. Eu confiei, pensando que podia ir buscar a diferença nos 75.000 euros no programa solidário da Liga», explicou.

Segundo Manuel Pacheco, «o Freamunde precisava, neste momento, de 150 mil euros para por tudo em dia», advertindo que, «se não houver uma injeção financeira, daqui a um mês podem surgir hipotecas ao clube», mas desmentiu a existência de três meses de salários em atraso a todos os jogadores.

«O clube deve três meses a alguns jogadores, a outros dois [meses] e há quem seja credor de um mês e meio», explicou, insistindo na ideia de que «o problema do Freamunde é financeiro».

Os cerca de 100 associados que compareceram na Casa da Cultura de Freamunde aprovaram por unanimidade o exercício fiscal do último ano, que resultou num saldo positivo de 5.502,78 euros, mas não conseguiram concretizar nenhuma solução para o problema.

Foi sugerido implementar uma quota suplementar para os três jogos a realizar em Freamunde até ao final da Liga de Honra e a realização de peditórios, mas nenhuma destas possibilidades garantia a verba necessária para a gestão corrente do clube, tendo-se optado por suspender a AG até nova reunião, a realizar em princípio no dia 12 de abril.

Ao abrigo dos regulamentos, Manuel Pacheco terá de assegurar a gestão corrente do clube até ao dia 30 de Junho, contrariando a sua própria vontade, pois numa Comissão Administrativa não há lugar a uma AG e quem preside a um órgão preside, por inerência, aos dois.

Esta semana, jogadores e equipa técnica anunciaram a decisão de prescindir de alguns treinos por semana, para minorar os efeitos dos salários em atraso.

A seis jornadas do final da Liga de Honra, o Freamunde ocupa o 11.º lugar, com 28 pontos, ainda com a questão da permanência por resolver.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.