O Estoril-Praia ficou-se este sábado por um empate a zero na receção ao Santa Clara, em encontro da 28.ª jornada da Liga de Honra de futebol, mas ainda pode festejar domingo a subida à Liga principal.

Os comandados por Marco Silva passaram a somar 53 pontos, contra 47 do Moreirense e 46 do Desportivo das Aves, precisando agora que um dos seus adversários perca na antepenúltima ronda para selarem, desde já, o regresso ao convívio com os “grandes”.

A estratégia montada por Luís Miguel, que apresentou o Santa Clara em 5-3-2, com cinco defesas em linha e dois médios defensivos, anulou por completo as ações ofensivas dos locais.

Praticamente sem criar ocasiões de golo, os açorianos permaneceram no seu meio-campo durante o jogo inteiro, colocando o "autocarro" à frente do guarda-redes Stefanovic, que ainda "negou" o golo por várias ocasiões a Licá, Fabrício e Tony Taylor.

Com o meio-campo a "ganhar pó", os líderes da Liga de Honra mantiveram-se em cima dos açorianos e, sobre o intervalo, Licá quase marcou, na sequência de um pontapé de canto.

Foi com a melhor assistência da temporada (2.390 espetadores) que Marco Silva colocou "a carne toda no assador", fazendo entrar Adilson, Gerso e colocando Steven Vitória entre os avançados para poder ganhar as bolas altas na área, uma vez que era "impossível" conseguir furar a cortina defensiva dos açorianos com lances de bola corrida pelo centro do terreno.

Reduzidos a 10, fruto da expulsão de Márcio Piccolo, o Santa Clara retraiu-se ainda mais nos últimos 20 minutos e aguentou como pôde a pressão exercida por um ansioso Estoril-Praia, conquistando um precioso ponto na luta pela manutenção.

Tony Taylor, aos 66 minutos, e Licá, aos 76, tiveram boas ocasiões de golo na segunda metade.