Desportivo das Aves venceu este domingo o Penafiel por 2-0, na 28.ª jornada da Liga de Honra de futebol, e continua na luta pela subida de divisão, em terceiro lugar, a apenas um do segundo classificado.

A duas jornadas do final do campeonato, a equipa avense reduziu a distância para o líder, o Estoril, que empatou em casa, estando agora a quatro pontos, mas mantém-se na terceira posição porque o vizinho Moreirense também venceu e é segundo classificado, com mais um ponto.

O triunfo dos avenses ajusta-se completamente ao que se passou no relvado, já que a turma da casa dominou todo o jogo e criou mais e melhores oportunidades de golo, mas a eficácia atacante não foi a melhor.

Vasco Matos inaugurou o marcador aos 39 minutos, concluindo a melhor jogada de uma primeira parte muito pobre, tendo Tiago Valente, pouco depois (42), estado muito perto de aumentar a vantagem, mas Vítor Golas defendeu muito bem para canto o cabeceamento.

Na segunda parte, o Aves entrou com vontade de "matar" e Vasco Matos, aos 53 minutos, isolado por um grande passe de Bischoff, ladeou o guarda-redes do Penafiel, mas, já com pouco ângulo, rematou à trave.

Logo a seguir (55), foi Pires a falhar por muito pouco à boca da baliza após centro de Vasco Matos.

O Penafiel praticamente não existiu ofensivamente e criou apenas uma única situação de real perigo para a baliza avense em todo o jogo (Rafa, aos 64 minutos).

Os treinadores mexeram na equipa, o da casa, Paulo Fonseca, para refrescar o meio campo e o ataque, o do Penafiel, Francisco Chaló, reforçando o setor ofensivo, mas foi o Desportivo das Aves a voltar a marcar, aos 81 minutos.

Renato assistiu com mestria Vasco Matos que cruzou com muita força e Pedro Coronas, apertado por Pires, introduziu a bola na própria baliza.

Jogo disputado no Estádio do Clube Desportivo das Aves, em Vila das Aves.