O Atlético garantiu hoje a manutenção na Liga de Honra em futebol, ao empatar com o União da Madeira (1-1), num encontro, da 29.ª jornada, marcado pela expulsão do "insular" Alexsandro, em cima do intervalo.

Com este resultado, o treinador do Atlético, Paulo Pedro, continua sem vencer desde que assumiu o comando técnico da equipa, averbando três empates e outras tantas derrotas.

No jogo de hoje, o técnico mostrou não ter fibra, já que, com mais um jogador durante a segunda parte, permitiu que o União da Madeira se agigantasse e empatasse o encontro, num lance em que a defesa se desorientou e "deu" a bola a Nuno Silva.

A jogar 11 contra 11, o Atlético até começou melhor, a dominar as ações de jogo e chegou ao golo inaugural graças a um erro de José Roberto. O português cometeu falta à entrada da área e Leandro Pimenta, que tirou bem as medidas à baliza defendida pelo britânico Matt Jones, abriu o ativo.

Na frente do marcador, os comandados de Paulo Pedro começaram a controlar a posse de bola, obrigando os "pupilos" de Pedrag Jokanovic a abrir espaços no terreno para tentar conquistar o esférico e lançar-se para o ataque.

Uma situação aproveitada pela equipa da Tapadinha, que no final da primeira parte poderia ter ampliado a contagem. Luís Barry tirou um adversário da frente e furou para o interior da grande área, caído para o lado direito, mas não teve arte suficiente para bater Matt Jones.

Em cima do intervalo, o esquerdino brasileiro Alexsandro viu o segundo cartão amarelo e deixou o União da Madeira reduzido a 10 elementos. Situação que "obrigou" Jokanovic a tirar, ao intervalo, o avançado Tozé para colocar Diop, recompondo o meio campo com cinco elementos, passando então a jogar em 3-5-1.

Sem alterar a postura, o Atlético ia variando entre o 4-1-4-1 e o 4-3-3, consoante os momentos do jogo, mas, aos poucos, o União foi "crescendo" no terreno colocando em sentido a última linha dos alcantarenses.

A perder as ações de jogo no meio-campo, Paulo Pedro retirou Marcelo e colocou o veterano Laurindo, passando a ganhar mais força muscular, mas na resposta os insulares colocaram em campo Nuno Silva, que substituiu Tiago, aos 73 minutos.

Uma aposta ganha por Jokanovic, já que, no minuto seguinte, Nuno Silva empatou, após assistência de Diop e deitou por terra o sonho do Atlético em regressar aos triunfos.

Os insulares continuam a lutar pela manutenção na Liga de Honra, embora somem mais três pontos que os dois últimos classificados (Freamunde e Covilhã).