O Penafiel garantiu hoje a manutenção na Liga de honra em futebol, depois de vencer a Oliveirense, por 1-0, numa partida relativa à 29.ª e penúltima jornada da competição.

Um golo de Manoel, apontado ainda na primeira parte, deu os três pontos à equipa da casa, garantindo a manutenção da Liga de honra.

O Penafiel dominou durante toda a primeira parte e foi nessa altura que conseguiu a eficácia necessária para chegar ao golo.

Depois de Guedes ter feito um potente remate à baliza e que só não resultou em golo graças ao desvio de Bruno Vale, Manoel, após marcação de um canto por Pedrinha, cabeceou a bola para dentro da baliza, fazendo o seu 14.º golo da época.

Francisco Chaló foi forçado a fazer alterações na equipa durante o primeiro tempo, devido a duas lesões, de Ferreira e Guedes, mas isso não alterou a dinâmica do grupo, que continuou a pressionar e a dominar por completo a Oliveirense.

No segundo tempo, a situação inverteu-se e o melhor do Penafiel passou a ser o guarda-redes Vítor Golas, que foi o principal responsável por evitar que a equipa de Oliveira de Azeméis chegasse ao golo.

A Oliveirense entrou melhor, criou as melhores oportunidades de golo, mas isso não foi o suficiente para alterar o rumo do jogo.

O Penafiel conseguiu segurar a vantagem de um golo e garantir a vitória no último jogo que a equipa fez em casa esta época.