O presidente do Belenenses comunicou aos sócios que o processo de entrada de um investidor na SAD ainda não está concluído, já que os interessados continuam a «avaliar o passivo e dívidas a credores».

«O processo não está concluído, porque comprar a SAD não é uma coisa fácil, ao contrário do que muitas pessoas pensam. Os investidores continuam a avaliar o passivo da SAD e as dívidas a credores», referiu António Soares, durante a Assembleia-Geral (AG) do clube.

O líder dos "azuis" revelou que o potencial investidor é constituído por «pessoas que começaram há pouco tempo a ter interesse na área do futebol», mas que já estão envolvidas em alguns processos da SAD.

«As abordagens começaram em janeiro deste ano e a primeira ajuda surgiu nesse mês, com a venda do Abel Camará (ao Beira-Mar). Essa foi a primeira ligação. Além disso, essas pessoas estão a negociar algumas dívidas da SAD, nomeadamente as dívidas ao Avaí e aos finlandeses do Inter Turku, processos que estão na FIFA. Esse processo do Inter Turku (200 mil euros) será liquidado pelo investidor», afirmou.

António Soares reafirmou ainda a existência de «um acordo de cavalheiros» para que o investidor fique responsável pela «gestão desportiva e de ativos» da equipa de futebol.

No que concerne ao treinador para a próxima temporada, António Soares garantiu aos associados que só fará o anúncio «num momento favorável», não confirmando o nome do holandês Mitchell van der Gaag.

«Não posso anunciar treinador nenhum. Só o farei num momento favorável. Quem vai escolher o treinador do Belenenses sou eu, porque, quando as coisas correm mal, sou eu que sou responsabilizado», afirmou, sublinhando que neste processo «os interesses do Belenenses vão ficar salvaguardados, não havendo a possibilidade de indemnizações onerosas».

O presidente dos "azuis" lamentou ainda o comportamento do treinador João de Deus, que chegou a ser sondado para assumir o comando técnico da equipa, após o início "tremido" de Marco Paulo, que tinha substituído José Mota no cargo

«Falei com um treinador que não merecia ser treinador do Belenenses. Preferiu ouvir opiniões internas que disseram que os jogadores do plantel do Belenenses já tinham feito greve várias vezes e que a direção ia ser corrida brevemente. É um processo que não o dignifica e, enquanto eu for presidente, nunca será treinador do Belenenses», disse.

A AG de hoje tinha como objetivo votar o orçamento do clube para a época desportiva 2012/13, sendo que os 71 sócios presentes aprovaram as contas por maioria, com 64 votos a favor, sete abstenções e sem votos contra.

O documento prevê perto de 620 mil euros de lucro, mais 130 mil que no exercício anterior, resultantes dos 2,7 milhões de euros de receitas e 2,1 milhões de despesa.