Os associados do Penafiel, clube da Liga de Honra, elegeram hoje em Assembleia-Geral Basílio Teixeira como novo presidente e ouviram a promessa de constituição de uma equipa de futebol «o mais portuguesa possível».

Tendo aparecido apenas uma lista a votos, a lista encabeçada pelo até aqui presidente-adjunto Basílio Teixeira já tomou posse no Penafiel, perante cerca de meia centena de associados e em espirito de «grande entusiasmo à volta do clube», conforme descreveu à agência Lusa fonte do clube penafidelense.

Basílio Teixeira esteve ligado ao mandato do presidente cessante, António Gomes, que conta com mais de 25 anos de história como dirigente do Penafiel, tendo «entendido que era hora de dar lugar a outros amantes do clube».

Questionado sobre qual o objetivo traçado para a próxima época, Basílio Teixeira revelou que deseja fazer um plantel «100 por cento português ou pelo menos o mais português possível», adiantando que o Penafiel está no mercado à procura de reforços mas vai privilegiar o «mercado interno».

É também intenção da nova direção promover alguns juniores a seniores e a própria equipa técnica é formada por «gente de Penafiel, que conhece bem o clube».

«O nosso treinador, o Miguel Leal, conhece a nossa filosofia e os nossos objetivos. Foi ele o responsável pela equipa de juniores que este ano se sagrou campeã da II Divisão. A nossa aposta na formação e no mercado nacional não tem nada de xenófobo ou racista», explicou.

O que o Penafiel pretende é fazer «um esforço por marcar a diferença, por dar oportunidade a quem não teve essa oportunidade e uma forma de evitar despesas de transferência de passes internacionais e outras».

«Vamos remar contra a maré», referiu à agência Lusa Basílio Teixeira.

Sobre a meta a traçar para a época 2012/2013, o novo presidente do Penafiel considera ser "cedo" para falar em "grandes saltos", prometendo apenas "apostar na consolidação do projeto atual".

"Depois de verificarmos a qualidade do nosso plantel. que ainda não está totalmente constituído, é que podemos avançar com qualquer ambição como meta", afirmou.

O orçamento do Penafiel para a próxima época ronda um milhão de euros.

Com Basílio Teixeira, foram eleitos António Vieira Simões para a mesa da Assembleia Geral e José Manuel Brochado para o Conselho Fiscal.