O Varzim vai ficar fora da Liga de Honra de futebol, confirmou hoje à agência Lusa o presidente do emblema poveiro, Lopes de Castro, por não ter conseguido cumprir as condições para regressar às competições profissionais.

A equipa nortenha não reuniu, em tempo útil, uma verba de cerca de 600 mil euros para saldar uma dívida junto das Finanças, fundamental para regularizar a sua inscrição na Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

Desta forma, o Varzim vai ceder o seu lugar na Liga de Honra e participar, novamente, na II Divisão Nacional, escalão no qual se sagrou campeão na temporada passada.

Lopes de Castro, líder do clube, não escondeu o desalento por todos os esforços feitos para resolver o problema da dívida às Finanças não terem dado frutos.

«Esgotámos todas as possibilidades, mas não conseguimos superar as dificuldades financeiras, e não vamos poder competir na Liga de Honra. É um momento de muito desalento», admitiu o dirigente.

Lopes de Castro confirmou que o clube «entrará em fase de reflexão», mas confirmou a intenção de competir nos escalões não profissionais.

«É um momento muito complicado, mas temos de refletir e, agora, falar com a equipa técnica e com os jogadores para perceber quem quer ficar no clube», afirmou.

Certo é que o dirigente não vai continuar na presidência do clube: «Tenho de assumir o fracasso, e não terei condições para continuar no clube. Vou ajudar as resolver as crises imediatas».

O prazo para a regularização dos processos de inscrição das equipas nas competições profissionais na LPFP termina hoje às 18h00.

Da Liga de Honra, além de Varzim, também Leixões e Trofense estão impedidos de registar novos contratos e prolongar os anteriores.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.