A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) formalizou oficialmente o convite ao Portimonense, que tinha sido despromovido, para participar na Liga de Honra, substituindo o Varzim, campeão da II Divisão, em comunicado divulgado hoje durante a madrugada.

A deliberação da Comissão Executiva do organismo confirma que o Varzim “não deu cumprimento, dentro do prazo, que terminava na quinta-feira, ao disposto no n.º 3 do artigo 53.º do Regulamento de Competições Organizadas pela LPFP”, referente à obrigatoriedade de inscrever, pelo menos, doze jogadores.

O emblema poveiro ficou impossibilitado de inscrever ou renovar os contratos com os jogadores por causa de uma dívida às Finanças de cerca de 600 mil euros.

«Nestas circunstâncias, a Comissão Executiva da LPFP, em reunião realizada hoje, deliberou que (…) o Varzim Sport Clube fica excluído da competição da II Liga da época desportiva 2012/13, tendo ainda deliberado convidar a candidatar-se à participação ao campeonato da II Liga o Sporting Clube Portimonense, para preencher a vaga aberta, nos termos do n.º 3 do artigo 100.º do Regulamento de Competições», conclui o comunicado.

De acordo com este articulado, «se um ou mais clubes do campeonato nacional da II Divisão que tenham desportivamente obtido o direito de ascender à II Liga não reunirem os requisitos legais e regulamentares estabelecidos, ficam impedidos de participar nessa competição, sendo as vagas preenchidas pelo clube ou clubes da II Liga melhor classificados nos lugares de descida nos termos do número anterior».

Com esta decisão, o Portimonense junta-se ao «repescado» Sporting da Covilhã, que também tinha sido despromovido desportivamente à II Divisão, na Liga de Honra, que agora conta com 22 clubes participantes devido ao alargamento a seis equipas “B”.

Assim, a Honra, sem os promovidos Estoril-Praia e Moreirense, contará com 14 das equipas que a disputaram em 2011/12, às quais se juntaram o Feirense, despromovido do escalão principal, e o Tondela, que subiu da II Divisão.