O presidente da União de Leiria SAD, Manuel Mendes, garantiu hoje que a equipa vai disputar a zona sul da II divisão para lutar pela promoção à Liga de Honra de futebol.

«Tem de haver muito trabalho, mas queremos fazer boa figura. A nossa ambição é subir de divisão. Estamos a arranjar jogadores que nos permitam atingir essa ambição», disse à Agência Lusa o presidente da SAD leiriense.

A equipa começa esta semana a treinar em Santa Catarina da Serra, depois de ter chegado a acordo com o clube local, a União da Serra, para fazer do Campo da Portela o seu "quartel-general".

«Foi a opção que escolhemos, face às possibilidades que tínhamos. Tem boas condições e é muito perto de Leiria. Apesar disso, esperamos a curto ou médio prazo ir jogar para a cidade», explicou Manuel Mendes, que sabe que será necessário conquistar os adeptos para irem ver jogos da União de Leiria SAD a Santa Catarina da Serra, uma das freguesias do concelho de Leiria.

«Numa primeira fase não serão muitos. Mas, quando os resultados aparecerem, serão mais os adeptos presentes. Também por todo o passado recente, será assim. Mas queremos que os adeptos voltem a apoiar».

O presidente da SAD sublinha que não tentou «qualquer contacto» com a Câmara de Leiria para a equipa jogar no Estádio Municipal de Leiria: «É melhor pôr as coisas a funcionar primeiro e mostrar algum trabalho. Pelo que me disseram, antes, as relações eram muito tensas entre a União de Leiria e a Câmara. Prefiro, depois da estrutura estar a funcionar normalmente, pedir uma reunião ao presidente, para ver da possibilidade de ajudarem a equipa, para a equipa ajudar a cidade e a região».

A União de Leiria SAD espera ter o plantel fechado na próxima semana, não estando ainda marcada a apresentação da equipa, que deve começar os treinos nos próximos dias, sob orientação do técnico Ricardo Moura.

A equipa da SAD foi despromovida aos campeonatos nacionais, depois de ter falhado com os requisitos exigidos pela Liga para disputar a Liga de Honra, à qual havia sido despromovida desportivamente.

Esse processo originou uma cisão entre a SAD e o clube, tendo a direção deste avançado com a inscrição de uma outra equipa da União de Leiria, que disputará os campeonatos distritais em 2012/2013.