O Arouca perdeu hoje a liderança da II Liga de futebol, ao empatar 1-1 na deslocação à Póvoa de Varzim para defrontar o Vitória de Guimarães B, em jogo da quinta jornada.
O técnico Vítor Oliveira, que hoje cumpriu um jogo de suspensão, viu confirmada a cedência do comando ao Sporting B, que bateu o Marítimo B na véspera, enquanto a turma de Luiz Felipe soma, agora, cinco pontos.
A equipa vimaranense entrou no desafio a todo o gás e acabou por dominar, completamente, a primeira parte, justificando o golo de Paulo Oliveira (39 minutos), mas a segunda parte do Arouca valeu o empate, através de Joeano (56).
Logo, no primeiro minuto, Índio dispôs de uma boa ocasião para inaugurar o marcador, mas atirou às malhas laterais.
Com um meio-campo a recuperar muitas bolas e laterais voluntariosos na ajuda ao ataque, o Vitória B acercou-se da área do Arouca e as oportunidades de golo sucederam-se, por intermédio de Índio, Vítor Bastos, Tiago Almeida e Tiago Rodrigues.
O Arouca, uma das equipas mais goleadoras da II Liga, teve dificuldades em transportar a bola para o trio atacante e só por uma vez chegou com perigo à baliza de Assis, através de um remate de Luís Pinto, aos 16 minutos.
O golo vitoriano surgiu aos 39 minutos. Após canto de Káká, na esquerda, Vitor Bastos antecipou-se ao guarda-redes do Arouca e a bola sobrou para Paulo Oliveira, que se limitou a atirar para a baliza deserta.
O Arouca entrou com uma atitude mais agressiva para o segundo tempo, ganhando bolas divididas e atacando com mais perigo, sobretudo pela ala esquerda.
O ascendente da equipa forasteira foi recompensado com o golo do empate. À passagem do minuto 56, Joeano, aproveitando uma falha de Bruno Alves, rematou, à meia volta, sem hipótese de defesa para Assis.
Foi o quinto golo do avançado brasileiro na II Liga que, assim, iguala Ivan Cavaleiro, do Benfica B, no topo da lista dos marcadores.
Após o golo do empate, o jogo partiu-se e o golo poderia ter surgido para qualquer uma das equipas. André Claro e Joeano estiveram perto da reviravolta com remates perigosos de fora da área, mas a oportunidade mais flagrante pertenceu à equipa de Guimarães, quando Diogo Lamelas, ao minuto 68, junto à pequena área, atirou à figura de Sérgio Andrade.
A última oportunidade do encontro pertenceu à equipa da casa, quando Josué cabeceou, ligeiramente, por cima, ao cair do pano, antes de João Vicente, do Arouca, ser expulso por acumulação de amarelos no último minuto do desafio.