O Freamunde pontuou hoje pela primeira vez na II Liga de futebol, ao empatar 2-2 em casa do Leixões, que, por seu lado, cedeu pela primeira vez pontos perante o seu público.
Num jogo muito disputado, o Freamunde beneficiou de duas grandes penalidades (32 e 55 minutos), convertidas por Lio, para chegar à igualdade.
O Leixões marcou cedo, logo no primeiro minuto, por Tiago Borges, que aproveitou uma desatenção da defesa contrária para rematar forte e cruzado.
O Freamunde recompôs-se e, aos poucos, conseguiu aproximar-se da área leixonense através de um futebol apoiado e paciente, ainda que pouco incisivo e sem causar grande perigo para a baliza de Rui Sacramento.
Mas, aos 34 minutos, num ataque conduzido pelo lado esquerdo, Pedró ultrapassou Nuno Silva e este derrubou-o, fazendo penálti, que o árbitro assinalou prontamente e Lio converteu, restabelecendo assim a igualdade.
O empate durou dois minutos, pois Pedras correspondeu bem a um cruzamento da esquerda, antecipou-se a um defensor contrário e, com o pé esquerdo, rematou forte, fazendo o 2-1.
A segunda parte foi dominada pelo Freamunde, com um futebol tricotado e venenoso, para o qual o Leixões não encontrou o antídoto adequado.
Durante largos minutos, a equipa visitante instalou-se no meio-campo contrário e foi procurando desequilibrar a defesa leixonense com trocas de bola sucessivas, até que, numa jogada envolvente, arrancou outro penalti, que Lio aproveitou para fazer o 2-2 final.
Tudo se complicou para a equipa treinada por Horácio Gonçalves quando, no espaço de quatro minutos, Moedas viu dois cartões amarelos e o vermelho, sendo expulso, deixando assim a sua equipa em inferioridade numérica.
Numa ação individual quase perfeita na grande área leixonenses, Bock falhou por pouco o terceiro golo para o Freamunde, atirando fraco e ao lado.
O Leixões procurou responder e, em dois remates de longe, de Gonçalo Graça (73) e Zé Pedro, andou também muito perto da vitória, mas a bola, nos dois casos, saiu ligeiramente ao lado da baliza de Tó Figueira, com este já batido.
Nos descontos, o Leixões reclamou um penâlti por alegada mão de um defesa contrário, mas em vão.