O Belenenses reforçou hoje a liderança à oitava jornada da II Liga de futebol, beneficiando do desaire dos seus mais diretos perseguidores na luta pela subida de divisão, Oliveirense e Desportivo das Aves.

O quarto triunfo consecutivo, com goleada por 4-0 frente ao Tondela, permitiu ao conjunto liderado por Van der Gaag somar 21 pontos, seis acima do Arouca, agora quinto classificado, mas terceiro na discussão da subida ao principal escalão do futebol português.

A Oliveirense não foi além do empate 1-1 na visita ao Santa Clara: Platini (52) adiantou os açorianos, mas Barry (57) empatou de seguida, um minuto antes de Silva ser expulso e complicar a reviravolta.

O Penafiel obteve o mesmo 1-1 no recinto do FC Porto B, que continua sem ganhar em casa, mesmo reforçado com seis elementos da equipa principal, Fabiano, Abdoulaye, Mangala, Quiño, Kelvin e Iturbe.

Ainda assim, faltou qualidade ao futebol portista e M’Bala (12) colocou os forasteiros na frente, valendo o empate de Sérgio Oliveira (78), já com os penafidelenses reduzidos a 10 por expulsão de Aldair (68).

Com um triunfo por 2-0 sobre o Atlético, o Arouca foi uma das equipas que melhor aproveitou as escorregadela dos da frente, subindo ao quinto posto.

O Sporting B é agora segundo isolado, face ao triunfo por 2-0 na visita ao “lanterna vermelha” Freamunde, com dois golos de Ricardo Esgaio (49 e 65, este de penálti).

No “derby” minhoto entre as equipas B do Sporting de Braga e Vitória de Guimarães, um nulo (0-0) que penalizou os anfitriões, ainda sem vencer, e por isso abaixo da linha de água.

O Feirense, que a época passada disputou a divisão principal, somou o primeiro triunfo sobre o União da Madeira por 3-1, materializado com tentos de Oliveira (03), Luciano (05) e Jorge Gonçalves (37), de nada valendo a tardia reação dos insulares, protagonizada por Kiko (92).

Sábado, o Benfica B cedeu um empate 0-0 com o Leixões e ocupa o quarto posto.