A Oliveirense reforçou este domingo o terceiro lugar da II Liga portuguesa de futebol, ao vencer o “derby” regional frente ao Feirense, por 2-0, em jogo da nona jornada.

No Estádio Carlos Osório, em Oliveira de Azeméis, a equipa de João de Deus colocou-se em vantagem aos 19 minutos, através de um cabeceamento certeiro de Diogo, e, já na segunda parte, Carlitos marcou o segundo golo da Oliveirense na transformação de um livre direto, aos 77 minutos.

Com este resultado, e com a liderança isolada do Sporting B, que não poderá ser promovido ao primeiro escalão, a Oliveirense reforçou a posição nos lugares de subida, agora a apenas um ponto do segundo classificado, o Belenenses, derrotado sábado por 2-1 no terreno do Desportivo das Aves.

No embate de hoje, o equilíbrio foi a nota dominante no início do jogo, com algum ascendente para a Oliveirense, que foi mais aguerrida na zona do meio-campo.

Contudo, seria o Feirense a criar o primeiro lance de perigo, após alguma confusão na área da Oliveirense, cuja defesa foi lesta a retirar a bola perto da baliza. Num ressalto, Fonseca quase fez o primeiro golo do encontro, aos 11 minutos.

A Oliveirense começou a ter mais iniciativa e chegava com alguma facilidade à área do Feirense. Apesar disso, foi num lance de bola parada que a equipa anfitriã chegou à vantagem: aos 19 minutos, Rui Lima cobrou um livre na esquerda, colocando a bola na cabeça de Diogo, que não deu hipóteses ao guarda-redes Marco.

Em vantagem, a Oliveirense conseguiu suster a reação do Feirense até ao intervalo e quase fazia o segundo golo num cabeceamento de Diego (44), com a bola a passar perto da barra.

Na segunda parte, o Feirense foi mais acutilante e esteve quase sempre perto da área da Oliveirense, beneficiando de vários lances de bola parada para tentar criar perigo.

No entanto, foi a Oliveirense quem esteve mais perto de marcar e, aos 59 minutos, Hélder Silva aproveitou um deslize de Oliveira e, isolado, rematou para uma boa defesa de Marco. Pouco depois foi a vez de Diego cabecear perto da barra (61).

O Feirense continuou a pressionar e quase marcava num grande remate de Clayton, aos 74 minutos, mas João Pinho negou o golo com uma defesa apertada.

Apesar do domínio do Feirense, seria a Oliveirense a marcar novamente, depois de um remate colocado de Carlitos, na transformação de um livre direto, aos 77 minutos.

A perder por 2-0, a equipa de Quim Machado apostou no futebol direto até ao final para chegar à área da Oliveirense, mas o Feirense jogou mais com o coração do que com a cabeça.