O FC Porto B alcançou hoje a terceira vitória na II Liga de futebol, ao derrotar fora o cada vez mais "lanterna vermelha" Freamunde por 3-0, num jogo antecipado da 15.ª jornada.
Tozé inaugurou o marcador aos quatro minutos, com um remate frontal a concluir uma jogada individual de Vion, Sérgio Oliveira apontou o segundo, aos 49, na cobrança de um livre direto, e Kelvin fixou o resultado final, já no período de descontos, aos 90+2.
A merecida e tranquila vitória dos portistas explica-se pela superior qualidade dos seus jogadores, face a uma equipa intranquila, cuja estratégia começou a ruir bem cedo, com o golo madrugador de Tozé e uma perdida de Vion, aos 12 minutos.
Os locais nunca se renderam e podiam ter empatado em três ocasiões, mas Stefanovic, por duas vezes, negou o golo e Bock, no lance mais flagrante, também desperdiçaria, já nos descontos do primeiro tempo, ao atirar por cima quando estava isolado.
A resposta do Freamunde à desvantagem arrefeceu no recomeço do jogo, com o segundo golo dos portistas, aos 49 minutos, apontado por Sérgio Oliveira, na execução perfeita de um livre direto.
Num jogo de parada e resposta, mas com os portistas sempre mais incisivos, Luís Pedro podia ter reduzido, aos 62 minutos, mas cabeceou ao poste, antes de Pedró, aos 69, ter visto Stefanovic desviar para canto um remate que levava “selo de golo”.
A partir daí, o FC Porto B limitou-se a gerir o resultado e, em contra-ataque, criou quatro flagrantes oportunidades para dilatar o resultado, o que só seria conseguido por Kelvin, a concluir um lance individual, já em período de descontos, aos 90+2.
Com esta vitória, o FC Porto B passou a somar 15 pontos e ascendeu provisoriamente ao 15.º lugar, em igualdade pontual com o Atlético, enquanto o Freamunde deu mais um passo atrás rumo à recuperação, mantendo o último lugar, com seis pontos.