O FC Porto B somou este domingo a sua terceira vitória consecutiva na II Liga portuguesa de futebol, ao receber e bater o Leixões por 2-1, em encontro da 16.ª jornada da prova.

Os leixonenses não perdiam desde a sexta jornada, quando baquearam diante do Santa Clara, por 3-1, e continuam com 22 pontos, apenas mais um do que os portistas.

Houve mais FC Porto neste encontro, porque a equipa atacou mais, criou mais perigo e acabou, afinal, por marcar dois golos. Mas, o Leixões, em especial na segunda parte, vendeu muito cara a derrota e, depois de se ter visto a perder por 2-0, lutou até ao fim por um resultado diferente.

Nos primeiros minutos, o FC Porto B transmitiu a ideia de querer tomar conta do jogo, instalando-se no meio-campo adversário e criando mesmo algum perigo. Sinal disso foi um remate forte de Iturbe, que falhou o alvo por pouco (cinco minutos).

Mas, foi sol de pouca dura, porque o Leixões reagiu, reequilibrou as operações, com Patrão em bom plano, e esboçou alguns contra-ataques, obrigando o seu opositor a tomar algumas cautelas defensivas.

No segundo tempo, os “B” portistas, reforçados com Quiño, Kelvin e Iturbe, adiantaram-se no marcador após um canto, com Zé António, sem oposição, a cabecear para o fundo da baliza (64 minutos).

Um minutos depois, o guarda-redes leixonense teve um deslize fatal, que o recém-entrado Dellatorrore aproveitou para apontar o segundo tento dos locais.

O Leixões não se entregou e Luís Silva quase marcou aos 71 minutos. Mas, aos 78, a equipa reduziu mesmo, por Tiago Borges, de grande penalidade, por alegada mão na bola de Zé António.

O golo animou a equipa de Matosinhos, que pressionou ainda mais, em busca do segundo golo e da igualdade, mas o FC Porto B acabou por segurar um triunfo que foi muito suado.

Saliente-se a boa exibição do central Tiago Ferreira, talvez o melhor da sua equipa.