O Belenenses consolidou hoje provisoriamente a liderança da II Liga de futebol, ao vencer no terreno do Atlético, por 4-2, no clássico lisboeta da 17.ª jornada, em que os "azuis" recuperaram duas vezes de desvantagem.

Quinaz (14 minutos) e Rui Varela (35) colocaram, por duas vezes, o Atlético em vantagem, mas Tiago Silva (17 minutos, de grande penalidade), Fernando Ferreira (44), Fredy (63) e Desmarets (82) garantiram a 12.ª vitória do líder na competição e infligiram a nona derrota à formação de Alcântara, que não perdia em casa desde a sexta ronda.

Num primeiro tempo que teve todos os "ingredientes" característicos de um dérbi, com golos, muita luta e alguns lances polémicos, os rivais lisboetas começaram por se analisar mutuamente, mas com o Atlético a exercer enorme pressão na saída de bola dos "azuis".

Os alcantarenses foram tendo sucesso na anulação da construção de jogo do adversário e, à passagem do quarto de hora, aproveitaram um lance estudado para se adiantarem no marcador, por intermédio de Quinaz, na sequência de um canto.

No entanto, dois minutos volvidos, Tiago Silva conquistou uma grande penalidade e foi o próprio a restabelecer a igualdade, numa altura em que o Belenenses começava a comandar o jogo, procurando explorar a velocidade de Arsénio e Fredy pelas alas.

À medida que os minutos corriam, o domínio visitante foi-se esfumando e a formação da Tapadinha recolocou-se na frente do marcador, num grande golo de Rui Varela, só que os "azuis" voltariam a recuperar da desvantagem, já em cima do intervalo, através de Fernando Ferreira.

Sem o "pulmão" do primeiro tempo, os alcantarenses entraram menos incisivos na etapa complementar e Fredy operou a reviravolta no marcador, numa excelente iniciativa individual, deixando para trás Vítor Moreno e Paulo Renato, antes de bater Filipe Leão.

Em desvantagem, António Pereira arriscou tudo, lançou mais um avançado no jogo, Ailton, mas a alteração apenas surtiu efeito para o adversário, que foi aproveitando os espaços concedidos no centro do campo para assegurar o triunfo, confirmado pelo francês Desmarets.

Jogo no Estádio da Tapadinha, em Lisboa.
Atlético - Belenenses, 4-2.
Ao intervalo: 2-2.
Marcadores:
1-0, Quinaz, 14 minutos.
1-1, Tiago Silva, 17 (grande penalidade).
2-1, Rui Varela, 35.
2-2, Fernando Ferreira, 44.
3-2, Fredy, 63.
4-2, Desmarets, 82.

Equipas:
- Atlético: Filipe Leão, Luís Dias, Rolão, Paulo Renato, Vítor Moreno, Hugo Pina, Vasco Varão (Afonso Taira, 32), Marco Bicho (Hernâni, 55), Adilson (Ailton, 65), Rui Varela e Quinaz.
(Suplentes: Ricardo Janota, Afonso Taira, Hernâni, Lito, Ailton, Julian e Tininho).
Treinador: António Pereira.
- Belenenses: Matt Jones, Duarte Machado, João Meira, Kay, Nélson, Fernando Ferreira, Diakité, Arsénio (Desmarets, 58), Tiago Silva, Fredy (Paulo Roberto, 85) e Tiago Caeiro (Rambé, 63).
(Suplentes: Filipe Mendes, André Teixeira, Desmarets, João Afonso, Si Salem, Rambé e Paulo Roberto).
Treinador: Mitchell van der Gaag.

Árbitro: Jorge Sousa (Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Adilson (57), Nélson (61), Luis Dias (87), Rui Varela (89) e Paulo Renato (90+4).
Assistência: cerca de 1.800 espetadores.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.