O União da Madeira venceu hoje o dérbi insular com o Marítimo B, por 3-1, na 19.ª jornada da II Liga portuguesa de futebol, e infligiu a oitava derrota consecutiva à formação orientada por José Barros.

Quanto ao União da Madeira, somou o décimo jogo seguido sem perder, colocando-se provisoriamente no quarto lugar, em zona de subida.

Ambos os conjuntos apresentaram algumas novidades no onze inicial: nos verde-rubros, Briguel e Luís Olim, enquanto no União, Predrag Jokanovic lançava Hugo Gomes e Ricardo Chícharo.

Os unionistas inauguraram cedo o marcador, logo aos 04 minutos, quando uma interceção defeituosa do alemão Patrick Bauer colocou a bola em boas condições em Santiago Silva, que rematou fora do alcance de Carin. 

O Marítimo procurou responder, mas os remates de Luís Olim (11) e Sérgio Marakis (14) pouco perigou causaram a Marcelo Valverde.

Contudo a igualdade foi restabelecida à passagem dos 18 minutos, com João Vieira a corresponder de cabeça a um livre cobrado por Luís Olim. 

O jogo entrou então numa toada de equilíbrio, até que, já em período de compensações, Ricardo Chícharo se estreou a marcar na II Liga, dando o melhor seguimento a um canto cobrado por Hugo Morais.

Os jovens verde-rubros regressaram das cabinas muito determinados, todavia, foi o União a voltar a estar perto do golo, aos 65 minutos, após uma excelente iniciativa de Ricardo Chícharo, com Bruno a rematar junto ao poste. 

Aos 74 minutos, após uma bonita jogada, Amar rematou junto à barra.  No minuto seguinte, Marcelo Valverde, de forma quase milagrosa, evitou que João Vieira faturasse. Todavia, o União acabou por sentenciar a partida, aos 79 minutos, por Santiago Silva, a passe de Lucas. 

Nos últimos minutos, e face aos muitos espaços concedidos, os azul-amarelos estiveram, por algumas vezes, perto do golo. A oportunidade mais flagrante foi protagonizada por Rúben Andrade, a dois minutos do fim, mas o resultado não sofreria alterações.