Hernâni e Mailo marcaram este domingo os golos da vitória do Leixões na receção ao Atlético, em partida da 23.ª jornada da II Liga de futebol, tendo a equipa lisboeta sofrido assim a sua oitava derrota fora de casa.

Foi um regresso feliz de Hernâni à titularidade. O médio lesionou-se a 4 de agosto, frente ao Feirense, para a Taça da Liga, teve de ser operado à coluna cervical, voltou jogar há duas semanas e hoje foi titular e abriu caminho ao triunfo da sua equipa, marcando de penálti (72 minutos).

No primeiro tempo, a nota dominante foram os seis cartões, um vermelho direto e cinco amarelos, mostrados por Carlos Xistra, bem como o nervosismo e a desorientação que o Leixões evidenciou, em especial depois de ter ficado em superioridade numérica, por expulsão direta de Paulo Renato.

O Atlético, que apresentou um futebol apoiado, teve até a melhor ocasião de golo desse período, quando já tinha perdido o central Paulo Renato, por expulsão. Ailton serviu Vasco Varão e este, só com o guarda-redes leixonenses à sua frente, rematou ao lado (28).

O Leixões parece ter ficado afetado com esse lance, pois desorganizou-se e enervou-se, de tal modo que viu quatro amarelos entre os 35 e os 42 minutos.

A segunda parte mostrou um Leixões bem mais determinado, apesar de Kizito ter sido expulso por acumulação de amarelos. Mas foi nessa altura, com as equipas reduzidas a dez unidades cada uma, que os leixonenses conseguiram pressionar mais e criar perigo junto à baliza do Atlético.

O Leixões ameaçou marcar aos 59 minutos, mas Rolão evitou um golo que parecia certo. Aos 71 minutos, porém, Tininho terá derrubado Tiago Borges na grande área e o árbitro marcou penálti, que Hernâni converteu, fazendo 1-0.

O Atlético procurou reagir e empatar, mas foi o Leixões que esteve sempre mais perto de marcar, através de alguns contra-ataques. Foi no último lance do encontro que Mailo fez o resultado final, desviando para baliza um cruzamento largo de Sequeira.