O Desportivo das Aves ascendeu hoje ao quinto lugar da II Liga de futebol, ao vencer a Naval 1.º Maio por 1-0, na estreia do técnico Manuel Gomes (“Neca”), num fraco jogo da 29.ª jornada.
O único golo do encontro foi marcado por Lourenço, aos 67 minutos, na transformação de uma grande penalidade a castigar uma aparente carga na área da Naval de Diogo Silva, que seria expulso, sobre Diogo Ribeiro.
Com esta vitória, a primeira em 2013 e após nove encontros sem vencer (oito dos quais para o campeonato), o Aves isolou-se no quinto lugar, com 45 pontos, enquanto a Naval caiu para o 14.º lugar, com os mesmos 38 pontos.
O regresso de Manuel Gomes (“Neca”) ao Desportivo das Aves foi bastante saudado pelos adeptos, desejosos de ver uma equipa ganhadora e ambiciosa, mas o apito inicial do árbitro mostrou uma formação demasiado cautelosa.
Diogo Ribeiro jogou muito sozinho na frente, sem o apoio de Vasco Rocha, posicionado longe da área, enquanto Leandro, habitual lateral direito, esforçava-se para jogar como extremo, mas ainda assim mais interventivo do que Renato Reis, na esquerda.
A Naval aproveitou a iniciativa concedida e foi mais dominante, mas só por uma vez, aos 10 minutos, esteve perto de marcar, num cabeceamento sem a melhor direção de Telinho, na pequena área, após centro de Luís Tinoco na esquerda.
Num ritmo quase sonolento, os locais apenas responderam aos 33 minutos, por Renato Reis, mas o remate saiu por cima da baliza do guarda-redes Taborda, que, aos 39, segurou sem dificuldade um remate de Diogo Ribeiro, à meia-volta.
O professor Neca emendou a estratégia aos 61 minutos, com a entrada de Renato Santos para o lugar do esgotado Leandro. A equipa ganhou outra dinâmica ofensiva, mas seriam os forasteiros quem primeiro ameaçou marcar, aos 65 minutos, num remate João Martins ao poste, na cobrança de um livre direto.
No minuto seguinte, aos 66, Diogo Ribeiro “conquistou” a grande penalidade que Lourenço cobrou com sucesso, devolvendo o Aves às vitórias, apesar, de nos descontos, Marcelo ter acertado no poste da baliza de Marafona.