O Atlético conseguiu hoje a sua segunda vitória fora de casa na II Liga portuguesa de futebol, ao bater em Vila Nova de Gaia o FC Porto B por 1-0, numa partida a contar para a 32.ª jornada.
A outra vitória em reduto alheio da equipa lisboeta aconteceu a 24 de novembro de 2012, para a 14.ª jornada, frente a outra equipa B, do Sporting de Braga, e também por 1-0. Com estes três pontos, o Atlético soma agora 37.
A primeira parte deixou poucas saudades e a culpa foi sobretudo do FC Porto, porque está melhor classificado (sétimo lugar) do que o Atlético (17.º), que, com este triunfo, deu um passo em frente na luta pela permanência.
Os portistas têm uma atenuante: a equipa apresentou-se com muitas alterações, em especial na defesa, setor em que estiveram ausentes os habituais titulares David Bruno e Zé António, para já não falar no lateral esquerdo colombiano Quiñones, que desde há algum tempo passou par a equipa principal.
E, foi justamente devido a uma falha defensiva que o FC Porto sofreu o golo, marcado por Rui Varela. Na sequência de um canto, o avançado do Atlético saltou sem qualquer oposição na área portista, cabeceou e marcou o golo que valeu a vitória.
Ante um adversário cauteloso, que alinhou com cinco médios, o FC Porto fez uma primeira parte fraca, sem agressividade e sem intensidade, e acabou mesmo por ser penalizado.
Na segunda metade, a história foi muito diferente e o FC Porto também. A equipa portista fez quase tudo para marcar: atacou muito, rematou muito, um dos remates foi ao poste, com o guarda-redes Janota já batido, e só a finalização é que não esteve à altura da produção atacante da equipa.
Se o FC Porto cresceu muito após o intervalo, o Atlético quase desapareceu, pelo menos na frente ofensiva, e concentrou-se na defesa da vantagem e dos três pontos, missão, que com alguma sorte à mistura, foi alcançada.
Os portistas só podem queixar-se de si próprios: Dellatorre (66 e 75 minutos), Sérgio Oliveira (74), Tozé (80) e Michael (80 e 85) andaram perto do golo, mas Janota e o poste, no caso de Sérgio Oliveira, não estiveram pelos ajustes.
O guarda-redes do Atlético, aliás, realizou uma grande exibição, com um punhado de boas intervenções que contribuíram também para a vitória da sua equipa, que, à medida que o jogo caminhou para fim, deu claros sinais de défice físico.