O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) anunciou esta quarta-feira, em comunicado, ter acionado o Fundo de Garantia Salarial para pagar aos jogadores da Naval 1.º de Maio, evitando a falta de comparência na próxima jornada.

O recurso ao fundo gerido pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) «foi acionado e deferido», segundo a nota da estrutura sindical, pelo que «os atletas que o requererem vão receber um montante relativo a três salários mínimos em vigor na II Liga».

Segundo o SJPF, o seu presidente, Joaquim Evangelista, deslocou-se hoje à Figueira da Foz e reuniu com o plantel navalista para lhe dar conhecimento das conclusões da reunião que manteve com a FPF, a 21 de março.

«Tendo em conta, segundo notícias vindas a público, que os dirigentes da Naval estão a negociar com potenciais investidores (…), os jogadores decidiram jogar este fim de semana frente ao Vitória de Guimarães B [33.ª jornada] e, assim, dar mais uma prova de boa-fé e transmitir tranquilidade às alegadas negociações», refere o comunicado.

No entanto, o sindicato refere que  «os atletas exigem que a Naval pague, durante a próxima semana, um mês dos salários que estão em atraso».

Caso contrário, «em conjunto com o sindicato, tomarão uma nova posição, a ser anunciada oportunamente», sublinha a nota sindical, ao mesmo tempo que denuncia que, «até à data, a Naval nada fez para resolver a questão dos salários em atraso».

A estrutura sócio-profissional recorda que, a 15 de abril, «ocorrerá um controlo financeiro e os clubes/SAD têm de comprovar o pagamento dos salários devidos (…) entre 11 de novembro de 2012 e 10 de março de 2013».