O treinador do Belenenses garantiu esta quinta-feira que a derrota com o Vitória de Guimarães não deixou marcas nos jogadores, que estão empenhados em assegurar o regresso à I Liga de futebol já no sábado, em Penafiel.

Mitchell van der Gaag, que fazia a antevisão do encontro da 33.ª jornada da II Liga, em que os "azuis" podem assegurar a subida de divisão, afirmou que o desaire na meia-final da Taça de Portugal (0-2) não desmoralizou a equipa.

«Não podemos esquecer o que esta equipa tem feito até agora. Neste caso, a motivação vai ser muito importante. Não encontrei uma equipa morta, esta manhã. Era uma equipa triste, como é óbvio, mas é uma equipa bem viva e, por isso, estamos confiantes para o próximo jogo», começou por dizer.

O técnico holandês realçou o «campeonato sensacional» que o Belenenses vem realizando, ainda que tenha refreado os ânimos dos adeptos, pois o Penafiel vem de seis vitórias consecutivas em casa.

«O Penafiel venceu os últimos seis jogos em casa. É mais um jogo difícil, num campo difícil, mas existe ambição e motivação. Temos uma coisa muito boa para o próximo jogo e é fundamental que a equipa sinta isso», referiu.

Apesar da liderança incontestada, com 27 pontos de vantagem sobre a primeira equipa que não sobe, Van der Gaag ainda não pensa nos palcos da divisão maior do futebol português.

«Sou realista. Primeiro temos de ganhar jogos. Faltam três pontos e não podemos pensar noutras coisas. Temos de jogar e, como já disse, vamos jogar contra uma equipa que ganhou os últimos seis jogos em casa e que vai querer ganhar ao primeiro classificado», realçou.

Ainda assim, o treinador dos "azuis" admitiu que nunca imaginou ter tamanha vantagem na tabela classificativa, quando ainda faltam realizar 10 jornadas de uma competição disputada, pela primeira vez, entre 22 emblemas.

«Toda a gente conhece bem a II Liga, que é muito competitiva e numa época com muitos jogos e muitas equipas. O que esta equipa tem feito não é normal. Nunca pensámos que teríamos esta vantagem nesta altura, mas ganhámos jogos, que é fundamental, e queremos continuar», concluiu.

O "capitão" da formação do Restelo, Duarte Machado, também esteve presente na sala de imprensa e frisou a intenção de «chegar a Penafiel e conquistar os três pontos», mas alertou para o facto de o adversário estar a preparado para «complicar a vida».

«Vai ser um jogo muito difícil, como é normal na II Liga, mas com o acréscimo de que eles sabem que nós queremos ganhar para assegurar este sonho que temos e vão querer complicar-nos a vida», adiantou.

O lateral direito do Belenenses e uma das "pedras" fundamentais no "onze" de Van der Gaag está próximo de concretizar o sonho de jogar na I Liga, onde chegará, pela primeira vez, aos 30 anos.

«É um sonho que quero alcançar. Será uma vitória pessoal, porque sinto que já poderia ter tido esta oportunidade. Quando acontecer vai ser excelente», salientou.

Penafiel e Belenenses jogam este sábado, a partir das 15:00, num encontro que será dirigido pelo lisboeta João Capela.