O FC Porto B bateu hoje em casa o Arouca por 2-0, com golos de Zé António (68) e Vion (80), num jogo da 34ª jornada da II Liga portuguesa de futebol.

O Arouca sofreu assim a sétima derrota fora de casa, atrasou-se na corrida pela subida de divisão e tem agora o Leixões, que hoje ganhou, à distância de dois pontos. Mas o conjunto arouquês, por outro lado, tem menos um jogo realizado do que os leixonenses.

O Arouca chegou a esta jornada com o segundo ataque mais realizador da prova, com 52 golos marcados, e por isso esperava-se mais do que aquilo que mostrou frente aos B portistas, insuficiente para uma equipa com as suas ambições.

A equipa ressentiu-se da ausência, por lesão, do brasileiro Joeano, o homem-golo da equipa e desta prova, tendo 21 tentos apontados. Clemente, o seu substituto, lutou muito, mas os resultados foram nulos.

Na primeira parte, o equilíbrio foi a nota dominante e as duas equipas revelaram deficiências similares na finalização, desaproveitando situações que, com maior inspiração, podiam ter dado golos.

Alguns minutos antes, refira-se, a equipa treinada por Vítor Oliveira reclamou um golo, após remate de André Claro e defesa incompleta de Stefanovic. Zé António, porém, terá conseguido aliviar.

Na segunda parte, a equipa treinada por Vítor Oliveira reclamou um golo, após remate de André Claro e defesa incompleta de Stefanovic (51). Qual pronto-socorro, porém, Zé António terá evitado que a bola ultrapassasse por completo a linha fatal.

Pouco agressivo, o Arouca revelou sempre muitas dificuldades para conter o futebol portista, feito de muita circulação e de uma boa movimentação coletiva.

Mas foi devido a um lance aéreo, capítulo em que o Arouca também falhou quase sempre, que o FC Porto marcou. Na sequência de um canto, Zé António antecipou-se à defesa contrária e, de cabeça, fez o 1-0 - e ofereceu o golo a Pedro Moreira, que já não deve jogar mais esta época devido a uma lesão grave num joelho.

O Arouca reagiu, Miguel Oliveira falhou o empate por muito pouco (72) e o lateral portista David Bruno fez um corte providencial, tirando a Roberto Rodrigo a possibilidade de fazer o 1-1.

O Arouca acordou tarde e, aos 80 minutos, Vion "matou" o jogo fazendo o 2-0 final. Foi um lance de pura inspiração individual do atacante francês do FC Porto, que ultrapassou dois adversários e o guarda-redes Sérgio Andrade e atirou para a baliza deserta.