O Leixões foi hoje a Tondela vencer por expressivos 3-0, na 34.ª jornada da II Liga de futebol, e reforçou a candidatura à promoção, aproximando-se do também candidato Arouca, derrotado pelo FC Porto B.

O primeiro sinal de perigo aconteceu aos 10 minutos, com Nuno Silva a perder infantilmente a bola em zona proibida. Márcio Sousa aproveitou o brinde e entrou na área, mas o central do Leixões puxou o seu adversário, mas o árbitro Jorge Ferreira deixou passar o lance.

A partir deste lance, o Tondela tornou-se demasiado displicente e o Leixões respondeu a preceito à passagem da meia hora, por Luís Silva. A defesa da casa facilitou no corredor esquerdo, Cláudio Ramos ainda defendeu um primeiro remate em zona frontal, mas não conseguiu evitar a recarga vitoriosa do internacional sub-21 português.

O revés foi grande e logo a seguir, num momento de grande inspiração, Calé rodou fora da área e fez o segundo golo para os visitantes.

Mesmo em cima do intervalo, Kizito, isolado podia ter aumentado para 3-0, mas Cláudio conseguiu segurar o esférico.

O mesmo jogador voltou a desperdiçar soberana ocasião de ampliar a vantagem aos 55 minutos, não fosse o guarda-redes tondelense mostrar atenção entre os postes.

Dez minutos depois, Calé aproveitou novas facilidades concedidas pela defensiva da equipa da casa e podia ter bisado na partida.

Na compensação, o Leixões ainda aumentou o marcador, conseguindo traduzir em golo uma excelente jogada de contra-ataque, por intermédio de Gonçalo Graça, que foi comemorar com centena e meia de adeptos que vieram de Matosinhos.