O União da Madeira, que já não vencia há sete jogos e estava em “branco” há cinco, assegurou hoje a manutenção na II Liga de futebol ao vencer por 4-2 o Guimarães B, na 38.ª jornada da prova.

Em jogo disputado no Estádio de Machico, na Madeira, os madeirenses começaram bem e logo aos 04 minutos Miguel Fidalgo rematou cruzado para o tento inaugural. Contudo, a resposta não se fez esperar e, aproveitando uma indecisão na defesa unionista, João Pedro restabeleceu a igualdade, cinco minutos volvidos.

Os jovens vimaranenses detinham algum ascendente no jogo e, aos 20 minutos, foi um corte precioso de Hugo Gomes que evitou que o remate de Tiago Almeida resultasse em golo.

A maior experiência do conjunto insular prevaleceu e aos 38 minutos, num bom desenvolvimento ofensivo, Ávalos solicitou Alex que centrou, surgindo o jovem internacional sub-19 sérvio Radovanovic a desviar para o fundo da baliza, marcando o seu primeiro golo na competição.

Foi um momento que destabilizou o Guimarães B, que no último lance da primeira parte voltou a ver o União da Madeira a marcar. Luís Rocha desviou a bola com a mão no interior da grande área, originando uma grande penalidade que Bruno, com serenidade, converteu, ampliando a vantagem.

O início da etapa complementar deitou por terra quaisquer aspirações que os vimaranenses pudessem acalentar, quando aos 52 minutos, após um centro de Radovanovic, Miguel Fidalgo cabeceou colocado, não dando veleidades a Assis e dilatando o marcador.

O jogo ficou aberto, com os madeirenses a aproveitarem os espaços concedidos, mas foram os vimaranenses a estar perto do golo, primeiro num remate de Josué, estavam decorridos 74 minutos, e depois por Pedro Lemos (82), que obrigou Christopher a defesa apertada.

O golo haveria de chegar já bem perto do final, por Tiago Almeida, na conversão de uma grande penalidade, a punir mão na bola de Kikas.

O jogo fica também marcado pelo regresso à competição de Santiago Silva após o sucedido na partida ante o Tondela, no princípio de março.

Recorde-se que, na altura, o avançado santomense desmaiou em campo, todavia, após uma bateria de exames a que foi sujeito, nada foi revelado, que impedisse o seu regresso ao futebol profissional.