O Sporting de Braga B começou este domingo, logo aos 15 segundos, a construir a vitória por 3-1, no reduto do Freamunde, que ficou praticamente condenado à descida, em encontro da 39.ª jornada da II Liga de futebol.

O avançado bracarense Manoel aproveitou um desvio no defesa Orlando e a má saída do guarda-redes Peter Rusina para ficar com a bola e, com a baliza deserta, inaugurou o marcador, "bisando" no jogo aos cinco minutos, beneficiando de uma posição duvidosa na área freamundense.

Os locais entraram de início com uma equipa bastante diferente da habitual, porventura a pensar no encontro a meio da semana, no terreno da Naval 1.º Maio, e os dois golos sofridos a frio desmontaram a estratégia da equipa para um encontro em que tinham de vencer.

Pouco ligados, os freamundenses só por uma vez na primeira parte, aos 28 minutos, incomodaram Cristiano, num livre de Laranjeiro, enquanto Manoel, por duas vezes, e Guilherme, na cobrança de um pontapé de canto, podiam ter dilatado a vantagem dos bracarenses.

O terceiro golo dos forasteiros surgiu no reatamento, aos 52 minutos, num desvio de Allan perto da linha de golo, e "matou" quase todas as esperanças da equipa da casa, que ainda reduziu por Joel, aos 58 minutos.

O avançado freamundense ainda viria a acertar no ferro da baliza bracarense, três minutos depois, num dos derradeiros lances de perigo dos locais, nessa altura já com os nervos à flor da pele.

O médio Tengarrinha, aos 75 minutos, viu o cartão vermelho direto por palavras dirigidas ao árbitro, precipitando a expulsão do treinador adjunto dos locais, substituto no banco do castigado Jorge Regadas, e, já nos descontos, do delegado ao jogo do Freamunde.

Com este resultado, o Freamunde manteve o 21.º e penúltimo lugar, com os mesmos 31 pontos e praticamente condenado à descida de divisão (faltam disputar nove pontos e precisa de recuperar oito ao Trofense), enquanto o tranquilo Sporting de Braga B passou a somar 43.