O Tribunal de Santo Tirso decidiu não homologar o Plano Especial de Revitalização do Trofense, da II Liga em futebol, mas a direção promete «estudar alternativas».

O clube da Trofa apresentou em setembro de 2012 o seu Plano Especial de Revitalização (PER) no Tribunal de Santo Tirso que esta semana decidiu não o homologar, em virtude da impugnação apresentada pelo credor Eurico Ferreira, S.A.

De acordo com a direção trofense «o plano apresentado pelo clube para reestruturar o seu passivo reunia os votos necessários a favor dos credores para conseguir a aprovação», contudo «o credor Eurico Ferreira, S.A. apresentou uma impugnação contestando os créditos e a classificação do credor Quinta dos Miguéis, S.A.».

Face a este pedido de impugnação, o Tribunal de Santo Tirso considerou que "o plano deixou de assegurar os votos suficientes para garantir a sua homologação".

Em comunicado publicado no seu sítio oficial na Internet, o Trofense afirma que vai «recorrer desta decisão». O próximo passo passa por apresentar «um recurso no Tribunal da Relação do Porto, sendo que este não possui efeitos suspensivos da decisão do Tribunal de Santo Tirso», diz a nota dos trofenses.

«Precavendo um desfecho negativo do PER, a direção do clube está a estudar alternativas e estratégias que permitem garantir a sustentabilidade e a viabilidade do clube», pode, ainda, ler-se no comunicado.

O Trofense terminou a época 2012/13 na 19.ª posição da II Liga, um lugar acima da “linha de água”, garantindo a duas jornadas do fim do campeonato a manutenção.