O defesa Augusto, que na época 2012/13 alinhava no Moreirense, assinou contrato por uma época com o Créteil Lusitanos, clube da II Liga francesa presidido pelo português Armando Dias.
«Decidi-me por França para continuar a minha carreira, porque a situação em Portugal está muito difícil. Os clubes têm bastantes dificuldades e apresentaram-me uma proposta tentadora e um projeto ambicioso aqui», disse, à agência Lusa, o ex-lateral esquerdo do Moreirense, equipa despromovida na época passada à II Liga portuguesa.
O Créteil Lusitanos é um clube francês que conseguiu ficar, na última temporada, na Ligue National, equivalente à II Divisão em Portugal, logo ascendeu à II Liga francesa. Este emblema está inserido numa zona em que, conforme contou à Lusa Augusto, é «forte» a comunidade portuguesa, algo que também «influenciou» a decisão do defesa, de 25 anos.
«É uma primeira experiência internacional e é muito importante para mim. Resolvi aventurar-me fora para, além de fugir às dificuldades do meu país, também mostrar fora o meu valor e o valor dos portugueses. Muitos dos responsáveis do Créteil são portugueses: desde presidente, ao filho que também falou comigo, às famílias da zona. Isso também me influenciou. A comunidade, o que me dá segurança e algum conforto», disse Augusto.
De acordo com o defesa português, que iniciou carreira no FC Porto, onde fez formação, o Créteil Lusitanos tem um «plano a curto/médio prazo muito ambicioso": "O presidente quer ver o clube na I Liga francesa em breve. Vai apostar nisso. Talvez em um, dois ou três anos se consiga e os portugueses vão fazer parte dessa história», afirmou o futebolista.
Augusto já conheceu alguns colegas, como o também português Pedro Oliveira - médio de 31 anos que, em Portugal alinhou em clubes como Boavista, FC do Porto B, Académica, Setúbal, Leixões e Portimonense - que já alinhava no Créteil Lusitanos na última época. Mas o defesa ex-Moreirense tem expetativa de que «cheguem ainda mais dois/três reforços portugueses» a este emblema francês.
Além do Moreirense, Augusto conta com passagens por Padroense, Leixões, Infesta, Beira-Mar e Ribeirão.