O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) considerou «inaceitável» o plano de recuperação da SAD da União de Leiria, que será apresentado na sexta-feira, classificando-o de «um verdadeiro caso de polícia».

Em comunicado, o SJPF nota que, segundo o plano, os jogadores da União de Leiria, que rescindiram contrato com a SAD perto do final da época de 2011/2012 por terem quatro meses de salários em atraso, apenas irão receber «10 por cento do capital reclamado e o perdão do crédito de juros (vencidos e vincendos)».

«Como se isto não fosse bastante», acrescenta o órgão que representa os jogadores, «o pagamento irá ocorrer no prazo de 15 anos», e que, «assim, na melhor das hipóteses, em 2030 os jogadores vão receber 10 por cento da sua dívida».

O sindicato considera o plano a apresentar na sexta-feira «inaceitável», alertando «as autoridades governamentais e desportivas que, neste momento de crise, tenham em consciência e assumam a sua responsabilidade perante as dificuldades que os trabalhadores diariamente enfrentam e que tomem medidas que salvaguardem os direitos de quem diariamente e honradamente desempenhou a sua profissão».

«Caso assim não seja, aí sim, assistiremos a um verdadeiro caso de polícia», nota o SJPF, lembrando declarações do então presidente da SAD da União de Leiria, João Bartolomeu, que então classificou as rescisões no plantel como «um caso de polícia».

Os jogadores que rescindiram contrato com a União de Leiria SAD, defende o SJPF, foram os «principais prejudicados e vilipendiados pelas constantes pressões e humilhações públicas, atletas que viram diretamente prejudicada a sua carreira profissional e vida pessoal».

O plano de recuperação da SAD leiriense dá primazia ao pagamento das dívidas fiscais e à Segurança Social, que serão pagas na totalidade.

Ao todo, a lista de credores ascende a 109 reclamantes o que perfaz um valor em dívida de 16,84 milhões de euros.

O futuro da SAD será decidido pelos credores sexta-feira, no Tribunal de Leiria, em assembleia marcada para as 09h30, onde será discutido e votado o plano de recuperação.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.