O Moreirense, da II Liga em futebol, iniciou hoje os trabalhos de preparação para a época 2013/14 com oito reforços e com o objetivo de subida de escalão delineado.
A equipa de Moreira de Cónegos - que na última temporada disputou a I Liga, tendo terminado em lugar de despromoção - quer regressar «rápido» ao escalão máximo do futebol português, apesar de o novo treinador, Vítor Oliveira, reconhecer as dificuldades.
«Estamos a projetar a equipa para isso. Sabemos que é um campeonato extremamente difícil e muito longo. Vão aparecer seis/sete equipas a lutar por subir e o Moreirense tudo vai fazer para estar nesse grupo que vai lutar pela subida de divisão», disse Vítor Oliveira.
O treinador confessou que aguarda a chegada de mais reforços, adiantando que o plantel «só ficará fechado no último dia das inscrições». O número de jogadores que ainda poderá chegar ao clube ronda os «oito a dez reforços».
Sobre o avançado franco-argelino Ghilas, cujo nome ainda constava da lista de 17 jogadores apresentada aos jornalistas, Vítor Oliveira não deixou margem para dúvidas: «Toda a gente sabe que ele vai sair. Não sabemos para onde vai. Mas não contamos com o Ghilas desde a primeira hora».
Ghilas, melhor marcador da equipa na época passada, tem sido sondado por clubes de escalão superior e o seu nome já foi associado ao Sporting e ao Benfica pela imprensa.
Subir de divisão foi o objetivo traçado pelo Moreirense e reforços já sabem disso: «Esperamos andar sempre nos lugares cimeiros e fazer uma boa época. Sabendo que são os dois primeiros lugares que dão a subida, são esses que não podemos deixar fugir. Vamos formar um bom grupo e se conseguirmos agarramos a oportunidade de subida com as duas mãos», disse o médio Márcio Madeira (ex-Portiminense), de 27 anos.
Com as saídas de nomes já bem conhecidos do clube, como os médios Castro (terminou carreira) ou Pintassilgo (assinou pelo Arouca), eram poucas as caras antigas do Moreirense neste regresso ao trabalho, mas também os atletas que transitam da época passada mostraram confiança na nova temporada.
«A equipa quer lutar pela subida de divisão. Mudou bastante este ano. Nos últimos anos estávamos praticamente os mesmos. Este ano, a maior parte vem de fora mas este é um clube que sabe acolher bem os jogadores», disse o guarda-redes Ricardo Ribeiro que dividiu a titularidade, na época passada com o brasileiro Ricardo Andrade que rimou, este ano, ao Tondela.
Ausentes estiveram o defesa Anilton e o médio Tarcísio (ex-Covilhã) que chegam esta semana de férias, bem como o guarda-redes Ferreira que viu só hoje confirmada a sua continuidade no clube. Outra novidade da manhã foi a presença do médio Abreu, de 18 anos, um júnior que fará a pré-época com os seniores para ser avaliado por Vítor Oliveira.
O Moreirense terá treinos e exames médicos até sexta-feira. Segunda-feira, 8 de julho, os vimaranenses seguem para estágio em Ofir. Estão agendados os seguintes jogos treino: dia 13, pelas 17 horas, em Penafiel, dia 17, também às 17 horas na Trofa, dia 19, em casa, contra o primodivisionário Marítimo (em hora a definir) e sábado, 20 de junho, pelas 18 horas, será a apresentação aos associados com o vizinho Vitória de Guimarães.
Plantel provisório:
- Guarda-redes: Ricardo Ribeiro, Ferreira e Carlos (ex-Feirense).
- Defesas: Anilton, Paulinho e Sandro (ex-Gil Vicente).
- Médios: Diogo Cunha (ex-Feirense), Tarcísio (ex-Sporting da Covilhã), Márcio Madeira (ex-Portimonense), André Simões (ex-Santa Clara), Filipe Melo (ex-Naval 1.º de Maio) e João Abreu (ex-júnior).
- Avançados: Wagner, Rafael Lopes, Pires (ex-Feirense) e Rui Miguel (ex-Penafiel).
Saídas: Ricardo Andrade (Tondela), Filipe Gonçalves (Estoril), Ricardo Pessoa (Portimonense), Fábio Espinho (Ludogorets, Bul), Pintassilgo (Arouca), Augusto (Créteil Lusitanos, Fra), Castro (final de carreira), Pablo Olivera, Aníbal Capela, Florent, Vinicius, Renatinho, Jorge Chula (fim de empréstimo) e Ghilas (por definir). 

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.