O Boavista empatou na quinta-feira com o Salgueiros 08, por 1-1, num jogo particular de futebol inserido na cerimónia de apresentação aos seus sócios e simpatizantes da equipa do Bessa para a temporada 2013/14.

Mais do que o resultado em si, ficou o simbolismo de uma partida entre dois emblemas históricos da cidade do Porto, que, depois de terem caído nos escalões inferiores, estão a trilhar um percurso de recuperação e que já esta época se vão encontrar no Campeonato Nacional de Seniores.

Ainda antes do desafio, o Boavista apresentou, no centro do relvado, o seu plantel para a nova temporada, num grupo que continua a ser orientado pelo técnico Petit, este ano coadjuvado por mais um antigo jogador dos "axadrezados": Russel Latapy.

No grupo de trabalho dos boavisteiros contam-se nove reforços, sendo o mais sonante Ricardo Silva, defesa central, de 37 anos, ex-Vitória de Setúbal, que está também de regresso ao clube em que se projetou, e que mereceu uma das maiores ovações da noite.

A equipa do Bessa continua a contar nas suas fileiras com jogadores veteranos no clube, como Fary ou Frechaut.

Já o Salgueiros 08, emblema que renasceu do antigo Sport Comércio e Salgueiros, conseguiu na temporada passada a subida ao terceiro escalão do futebol português, e esta época vai ser orientado por Filipe Gouveia.

A formação de Paranhos apresenta também um plantel renovado, onde se destacam as entradas de Fonseca (ex-Vitória de Setúbal), Rui Filipe (ex-Paços de Ferreira) ou Nana K (ex-Freamunde).

Apesar de ainda estarem numa prematura fase de preparação da nova temporada, as duas equipas proporcionaram um jogo interessante, condimentado com antigas rivalidades, e que animou os cerca de mil espetadores presentes.

Rúben, logo aos cinco minutos, abriu o marcador para o Boavista, mas o Salgueiros, ainda na primeira parte, restabeleceu o empate, por Fábio Serra, aos 35 minutos.

Na etapa complementar, o jogo não foi tão bem disputado, com as duas equipas a revelarem-se muito faltosas e sem encontrar o caminho para o golo. Apesar de algum ascendente dos donos do terreno, prevaleceu, até ao final, o empate, numa partida que acabou já passava da meia-noite.

Na última vez que Boavista e Salgueiros se defrontaram no principal escalão do futebol português, em 2002, antes de caírem nas divisões amadoras, os "axadrezados" venceram por 2-1.