O Tondela, atual sexto classificado da II Liga de futebol, apresentou hoje Álvaro Magalhães como novo treinador, depois da saída de Vítor Paneira, demitido quinta-feira.

O presidente do Tondela, Gilberto Coimbra, foi quem fez a apresentação de Álvaro Magalhães, que assinou até final da época, estreando-se oficialmente no próximo domingo, quando a equipa da II Liga receber o primodivisionário Paços de Ferreira na quarta eliminatória da Taça de Portugal.

O presidente tondelense explicou que queria mais do que a posição que ocupa neste momento na tabela classificativa II Liga e só por isso despediu Vítor Paneira.

O perfil do seu substituto ficou logo definido na sua cabeça: «Precisava de uma pessoa aguerrida, com raça e beirã. Quando falei com Álvaro Magalhães também me transmitiu que essa era a sua forma de estar. Que Deus me ajude a mim e a ele a levar este clube onde eu penso que ele merece estar».

O novo treinador do Tondela agradeceu os convites que recebeu nos últimos meses, mas não os aceitou por considerar que os clubes em causa não tinham as condições que o Tondela lhe proporcionou.

Álvaro Magalhães mostrou-se feliz por treinar uma equipa próxima da sua terra natal (Lamego): «o interior merece ter uma equipa na I Liga. O distrito de Viseu tem equipas a trabalhar muitíssimo bem para chegar a este escalão o Tondela é uma delas».

O novo treinador do Tondela será acompanhado na equipa técnica por Carlos Chainho, João Martins e Paulo Cadete, que transita da anterior.

Aos adeptos do Tondela, Álvaro Magalhães promete trabalhar arduamente com a equipa para que esta atinja os seus objetivos.

A carreira de Álvaro Magalhães foi iniciada na época 1994/1995 no comando técnico do Lusitânia de Lourosa. Desde então, passou por uma série extensa de clubes em Portugal e no estrangeiro.

Foi adjunto do italiano Giovanni Trapattoni no Benfica na penúltima época em que os “encarnados” se sagraram campeões, em 2004/2005, e passou três vezes pela Naval 1º de Maio, o último clube que treinou antes de assumir novo desafio em Tondela.