O treinador do Portimonense considerou esta sexta-feira que a liderança da II Liga de futebol no final da primeira volta, «é uma agradável surpresa», e aconselhou ponderação, porque «existe um longo caminho» até ao final do campeonato.
«Sejamos francos e honestos. Quando planeámos a época, e devido a todas as dificuldades em construir o plantel, não almejava que nesta altura estivéssemos no primeiro lugar», disse à agência Lusa o técnico Lázaro Oliveira.
No final da primeira volta, o Portimonense comanda a II Liga de futebol, com 42 pontos, resultantes de 13 vitórias, três empates e cinco derrotas, e é seguido pelo Moreirense, com 38 pontos.
«É realmente bom termos terminado a primeira volta em primeiro lugar, mas sabemos que o jogo ainda vai a meio e há que dar continuidade e pensar que a responsabilidade é cada vez maior», sublinhou o técnico do clube algarvio.
Lázaro Oliveira reconheceu que, pelo facto de a equipa liderar o campeonato, «está a ser criada uma ilusão grande em muita gente».
«Acredito que os sócios e adeptos se sintam contentes e com a ambição de que a equipa chegue à I Liga, mas é importante termos a consciência de que há um longo caminho a percorrer», alertou o técnico.
Para Lázaro Oliveira, as subidas e descidas de escalões «costumam decidir-se nas últimas jornadas, e este ano não deverá fugir à regra, até porque as equipas são equilibradas».
O técnico do Portimonense atribuiu aos jogadores «o mérito dos resultados e da classificação», realçando que «o primeiro lugar só tem sido possível face à competência e espírito do grupo de trabalho».
«Há muita competência pela forma como têm trabalhado e jogado, uma grande coesão de grupo e espírito de entreajuda», destacou o treinador. «Para nos tirarem desta posição têm de ser melhores do que nós, porque não vamos entregar o primeiro lugar de mão beijada, mas temos de ter os pés bem assentes no chão», observou.
Na opinião de Lázaro Oliveira, o primeiro lugar aumenta as dificuldades, «porque os adversários terão vontade e motivação extra para defrontar o líder", mas afirma que a equipa "está preparada para corresponder com as expetativas».
Contudo, faz a ressalva de que, num plantel reduzido como o do Portimonense, existem diversos fatores que podem determinar a estabilidade e prestação da equipa, como «a competitividade do campeonato, os castigos e lesões».
Lázaro Oliveira não perspetiva grandes mudanças no plantel para a segunda volta do campeonato: «apenas alguns ajustes, já falados com a direção. Um ou outro jogador e que em condições vantajosas possa acrescentar qualidade e competitividade ao grupo».
«A equipa está motivada e com ambição para dar continuidade ao trabalho e chegarmos ao fim e sermos felizes, apesar de todos querermos que o campeonato terminasse já, porque era fantástico para nós», concluiu.