O Moreirense subiu hoje ao comando da II Liga de futebol, ao conjugar a vitória no estádio do Desportivo das Aves à derrota do Portimonense, anterior líder, na visita ao FC Porto B, em jogos da 24.ª jornada.

Um golo marcado pelo avançado Pires aos 56 minutos foi suficiente para que a equipa de Moreira de Cónegos se impusesse em Chaves, que ocupa o 11.º lugar, e terminar a primeira volta no topo da classificação.

A derrota por 2-0 frente ao FC Porto B, consumada com golos de Tozé, aos 41 minutos, e Ricardo, aos 49, custou ao Portimonense a liderança, tendo sido inclusive ultrapassado pelos “dragões”, que relegou os algarvios para o terceiro posto.

O Sporting B poderia ter igualado os “azuis e brancos” na segunda posição – ainda que as equipas B apenas possam ser subir à I Liga em caso de despromoção das representações principais -, mas perdeu por 1-0 na receção ao Penafiel, sexto posicionado.

O tento de Rafael Lopes aos 32 minutos, na marcação de uma grande penalidade, foi suficiente para os penafidelenses vencerem na Academia de Alcochete, num encontro em que os “leões” terminaram com nove jogadores, devido às expulsões de Wallyson (44) e Riquicho (77).

O Benfica B aproveitou o desaire e ficou a apenas um ponto do rival lisboeta, no quinto lugar, graças também ao triunfo por 4-2 na receção ao Beira-Mar, que averbou a quinta derrota consecutiva na competição.

Tal como o Penafiel, o Sporting da Covilhã, sétimo da tabela, em igualdade pontual com os penafidelenses, também capitalizou o deslize do Portimonense para ganhar ânimo na corrida à I Liga, ao vencer em casa por 1-0 o Tondela, com um golo de Báta, aos 18 minutos.

No fundo da classificação, o “lanterna vermelha” Oliveirense e o Atlético, penúltimo posicionado, não foram além de empates caseiros, com o Santa Clara (2-2) e o Trofense (1-1), respetivamente, dando mais um passo atrás na luta pela manutenção.

O Académico de Viseu, pelo contrário, conquistou três preciosos pontos ao impor-se por 2-0 na receção ao Marítimo B, proporcionando uma estreia vitoriosa ao novo treinador, Ricardo Chéu, obtida com os remates certeiros de Luisinho e Cafú.