A decisão de aprovação do plano de recuperação do Trofense, da II Liga em futebol, ficou adiada por dez dias, conforme decisão do Tribunal de Santo Tirso, onde decorreu hoje uma assembleia de credores.

"Apesar do voto das Finanças ser decisivo, estou mais confiante, ainda que com muita expectativa. Tenho boas indicações quanto à viabilidade do clube, mas tudo dependerá dos próximos dias", disse à agência Lusa o presidente do Trofense, Paulo Melro.

O dirigente falava após a assembleia de credores que decorreu esta tarde no Tribunal de Santo Tirso, uma sessão em que foi discutido o plano de recuperação do atual 20.º classificado da II Liga, o Trofense.

Em virtude da ausência de posição das Finanças e da Segurança Social, a votação final ficou incompleta, estando adiada a decisão final para dentro de dez dias.

"O tribunal concedeu dez dias para as Finanças e a Segurança Social responderem por escrito, com o objetivo de fechar a votação final e oficializar a aprovação ou não do plano de recuperação do CD Trofense", explica o emblema da Trofa, em comunicado publicado no seu sítio oficial na Internet.

Os responsáveis do Trofense acreditam que "neste momento o plano cumpre com um dos requisitos", pois "reúne dois terços nos votos totais" favoráveis.

No entanto, falta conhecer a posição das Finanças e da Segurança Social para se poder apurar se dentro dos créditos considerados "comuns", a percentagem de votos a favor é igual ou superior a 50 por cento, sendo este um requisito importante para a aprovação final do plano de recuperação do Trofense.

"Os votos a favor rondam os 34 por cento, mas falta apurar a posição de 38 por cento dos créditos", completa o comunicado deste clube nortenho.

A outra modalidade de viabilização do clube, o Plano Especial de Revitalização, foi chumbada em maio de 2013, sendo a aprovação do atual plano de recuperação, agora, dizem os responsáveis do Trofense, "a única forma de o clube não fechar portas".