O Leixões anunciou hoje, após o jogo com o Sporting B, que terminou 1-1 e com seis expulsões, que "vai solicitar uma reunião de emergência ao presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, Vítor Pereira".
"A arbitragem do senhor Hélder Malheiro pôs em causa o trabalho dos profissionais do Leixões, equipa que viu quatro dos seus atletas serem expulsos (um deles do banco de suplentes) bem como o seu treinador João Esteves", lê-se num comunicado que a SAD leixonense divulgou através do seu sítio na internet.
O encontro entre o Sporting B e o Leixões, para a 26.ª jornada da I Liga, terminou empatado a um golo. O Leixões marcou primeiro, por Tales, de penalti, e o Sporting empatou também através de uma grade penalidade cobrada por Ricardo Esgaio.
Apesar de terem sido exibidos 16 cartões durante o jogo entre as duas equipas, seis deles vermelhos, o Leixões considera que, "em Alcochete, não aconteceu nenhuma batalha campal".
Quatro dos seis vermelhos foram jogadores leixonenses: Chastre, Moreira, que estava no banco, Anderson e Cadinha. No Sporting, Riquicho e Nuno Reis foram os jogadores expulsos.
"O Leixões rege-se por princípios profissionais, sérios e rigorosos e não pode deixar de lamentar que um jogo de futebol tenha sido totalmente estragado por alguém que deveria ser ponderado e um elemento conciliador", refere ainda o comunicado.
A administração do histórico clube de Matosinhos acrescenta que "já noutras ocasiões, ao longo da época, alguns trabalhos de equipas de arbitragem causaram desconforto", tendo, porém, optado pela "defesa do futebol" e por "não tomar posição”.
"No entanto, como o que se passou hoje em Alcochete é inadmissível, vamos solicitar a referida reunião junto de quem gere a arbitragem no futebol português para dar conta do nosso inconformismo perante situações destas", conclui a SAD leixonense.