O Desportivo das Aves venceu hoje o Leixões por 1-0, em Matosinhos, graças a um golo de Vasco Rocha aos 39 minutos, num jogo da 34.ª jornada da II Liga portuguesa de futebol.
Uma vez mais, ficou à vista que o Leixões é uma equipa “doente”: na segunda volta, ainda não venceu qualquer jogo em casa, apenas conquistou cinco pontos, continua com 37 e mantém-se no fundo da tabela classificativa.
O Desportivo das Aves saiu de Matosinhos com os três pontos, somando agora 54, e a sonhar ainda a com a subida de divisão.
Numa primeira parte mal jogada, os visitantes foram mais felizes com o seu futebol prudente e de baixo risco e adiantaram-se no marcador, tirando partido das muitas facilidades concedidas pela defesa leixonense.
Vasco Rocha marcou para o Aves, com um remate colocado (39) e na segunda ocasião de perigo de que a sua equipa dispôs até ao intervalo.
O Leixões sentiu muitas dificuldades nas saídas para o ataque, mas ainda assim pertenceu-lhe a primeira situação clara de golo. Moreira surgiu isolado frente a Quim, mas rematou fraco e para fora.
A equipa de Matosinhos não voltou a ter mais nenhuma ocasião como aquela, por culpa própria e porque o Aves demonstrou ser uma equipa que se defende bem, não sendo por acaso, aliás, que possui a terceira defesa menos batida da prova, com 25 golos sofridos.
No segundo tempo, o Leixões apresentou-se um pouco melhor. Aos 64 minutos, Rui Coentrão rematou forte, Quim defendeu para a frente, Pedras recargou, gritou-se golo e guarda-redes, “felino”, evitou o empate defendendo com o corpo.
A sorte também parece não querer nada com o Leixões: no espaço de dois minutos, perdeu o seu “capitão”, Nuno Silva, por lesão (63), e Pedras falhou o empate.
Pedras esteve novamente perto do golo aos 72 minutos e, em desespero, o técnico leixonense tirou um defesa (João Viana) e meteu um extremo (Álvaro), mas os resultados foram nulos.
A expulsão de Luís Manuel ainda deu alguma esperança aos leixonenses. Contudo, o Aves fechou-se bem e soube proteger a sua baliza ante o futebol desligado que o Leixões apresentou nos instantes finais, feito de sucessivos cruzamentos para a área adversária.