A recuperação da SAD do Beira-Mar passa pelo perdão de 80% da dívida do clube, que reclama créditos de 3,1 milhões de euros, segundo o plano de recuperação apresentado aos credores, no âmbito do Processo Especial de Revitalização (PER).

O plano, a que a agência Lusa teve hoje acesso, estabelece o pagamento de cerca de 621 mil euros ao Beira-Mar em prestações trimestrais ao longo de 25 anos, com três anos de carência, e o perdão dos juros vencidos e vincendos.

Estas condições mantêm-se mesmo que os créditos do Beira-Mar, que foram classificados como subordinados (só podem ser satisfeitos depois de integralmente pagos os restantes), venham a ser reconhecidos como comuns, como é pretensão do clube.

Quanto aos credores comuns, onde se incluem vários clubes (Nantes, Leixões, Alverca, Candal e Padroense), ex-dirigentes do Beira-Mar e inúmeras empresas prestadoras de serviços, o plano prevê o perdão de 70% dos créditos, com perdão total dos juros.

Estes créditos serão pagos ao longo de 12 anos, sendo que os dois primeiros anos são de carência.

A ser aceite o plano, a SAD, que tem como maior acionista o empresário italiano Omar Scafuro, propõe-se também pagar 100% dos créditos reconhecidos aos trabalhadores, no prazo máximo de cinco anos, com perdão dos juros.

O plano consagra ainda o pagamento integral dos créditos às Finanças e Segurança Social, que no total reclamam mais de 700 mil euros, em 150 prestações mensais, com um juro de 3,5%.

No documento, o administrador judicial provisório defende que a aprovação do plano é "o melhor cenário para a conciliação dos interesses dos credores e a manutenção dos postos de trabalho".

Os credores têm até 10 de abril para decidir se aprovam ou não o plano. Neste momento, o plano foi votado favoravelmente pelas Finanças.

O PER foi avançado pela SAD do Beira-Mar em novembro de 2013, depois da despromoção do clube à Segunda Liga, com as inerentes perdas e reduções de receitas correspondentes, designadamente de ingressos e direitos de transmissões televisivas.

Através deste instrumento a sociedade pretende estabelecer negociações com os seus principais credores de modo a concluir com eles um acordo conducente à sua revitalização.

Um total de 115 credores, incluindo jogadores e ex-dirigentes, reclamam em tribunal cerca de 4,6 milhões de euros à SAD do Beira-Mar.

De acordo com a lista provisória de credores entregue no Tribunal, o maior credor, com 3,1 milhões de euros, é o Beira-Mar.

Entre os principais credores constam as Finanças (mais de 477 mil euros) e Segurança Social (229 mil euros).