A direção do Trofense, clube da II Liga de futebol, revelou, na sexta-feira, ter diminuído o passivo em quatro milhões de euros (ME), em Assembleia-Geral.

Os associados do Trofense reuniram-se em Assembleia-Geral para discutir as contas e o orçamento, tendo a direção do clube aproveitado para revelar a diminuição do passivo em cerca de quatro milhões de euros.

Naquela que foi a primeira Assembleia-Geral do emblema da Trofa depois de o Tribunal de Santo Tirso ter homologado o Plano Especial de Revitalização (PER), as contas relativas à época 2012/2013 foram aprovadas com uma abstenção, enquanto o orçamento relativo à época em curso foi aprovado por unanimidade.

No decorrer da sessão, o presidente da direção, Paulo Melro, revelou que, após a homologação do PER, o passivo do atual 20.º classificado da II Liga é de 2,7 ME.

Este valor reflete um perdão de dívida de cerca de 60%, uma vez que o passivo do Trofense, antes do plano homologado pelo Tribunal de Santo Tirso, rondava os sete ME.

"Este novo cenário viabiliza o clube para o futuro. A solução [perdão de dívida] não é a ideal, mas traz algum alivio ao Trofense. Foi a solução possível", disse, no final da Assembleia-Geral, aos jornalistas Paulo Melro.

O presidente do Trofense adiantou, ainda, que "está no horizonte" criar uma Sociedade Anónima Desportiva (SAD) para "unir a comunidade em volta do clube e captar o interesse de investidores", para substituir a atual Sociedade Desportiva Unipessoal por Quotas, constituída em abril de 2013.

À margem da sessão, Paulo Melro revelou que o orçamento relativo ao futebol profissional se situa entre os 800 e os 900 mil euros.