O Penafiel falhou este domingo a possibilidade de se juntar ao líder Moreirense na promoção antecipada ao principal escalão do futebol português, ao perder por 2-1 na receção ao Desportivo de Chaves, na 40.ª e antepenúltima jornada da II Liga.
O Chaves terminou o encontro reduzido a nove jogadores, devido às expulsões de Ricardo Chaves e Kuca, mas conseguiu adiar a festa dos penafidelenses, que se limitaram a reduzir aos 90 minutos, através de uma grande penalidade marcada por Guedes, depois de Barry, aos seis, e Luís Pinto, aos 55, de grande penalidade, terem adiantado os visitantes.
Apesar de se ter mantido na terceira posição, atrás do FC Porto B, que hoje empatou 3-3 com o Sporting B, mas não poderá ser promovido, o Penafiel viu o Desportivo das Aves reduzir o atraso para quatro pontos, graças ao triunfo por 1-0 em casa sobre o Sporting da Covilhã, com um tento solitário de Pedro Pereira, aos 59 minutos.
O Desportivo das Aves ocupa apenas o sexto posto, mas tanto o Benfica B – derrotado no sábado em casa pelo Farense -, como o Sporting B, quarto e quinto posicionados, respetivamente, estão na mesma situação do FC Porto B e não entram na corrida pela subida à I Liga.
O desaire do Penafiel permite também ao Portimonense, sétimo colocado, acalentar expetativas de qualificação direta, uma vez que a equipa algarvia cumpriu a “obrigação” de golear o Académico de Viseu, por 4-0, mas no outro extremo da tabela vive-se uma luta igualmente acesa pela manutenção.
O Atlético ganhou fôlego para atingir esse objetivo, ao vencer por 1-0 o Feirense, com um golo de João Mário, aos 58 minutos, que não retirou o clube lisboeta do último lugar, mas, pelo menos, aproximou-se consideravelmente das equipas que o precedem na classificação.
O Marítimo B caiu da antepenúltima para a penúltima posição, com dois pontos de vantagem sobre o Atlético, por troca com o Sporting de Braga B, frente ao qual perdeu por 4-2, enquanto a Oliveirense ainda corre alguns riscos, depois de hoje ter perdido por 3-0 com o Trofense.
Em idêntica situação ao conjunto da Trofa estão o Sporting da Covilhã e o Santa Clara, mas este último pode deixar a condição de “aflito” já na segunda-feira, caso se imponha na receção ao já promovido Moreirense, no jogo de encerramento da ronda.